Estudantes colocados na segunda fase acolhidos no Técnico

Tal como os colocados na primeira fase, os novos estudantes tiveram visitas guiadas a vários espaços da escola e conheceram os seus mentores, esclarecendo as suas primeiras dúvidas.

Conhecidas as colocações da 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, o Instituto Superior Técnico acolheu, a 17 e 18 de setembro, os novos estudantes que se juntam aos mais de mil e seiscentos que foram entretanto recebidos. No campus Alameda, o ponto de encontro ficou combinado no Pavilhão Central, onde estes estudantes ficaram a conhecer o seu mentor, colega de um ano mais avançado responsável pela sua integração na Escola. Feitas as apresentações, os grupos circulam pelo campus, ficando a conhecer os diversos espaços onde terão aulas, os laboratórios do Técnico e ainda algumas zonas de lazer e prática desportiva.

De regresso ao átrio do Pavilhão Central, terminada a visita, Rafael Dias partilha o entusiasmo de ter ingressado na Licenciatura em Engenharia Informática. Entrar no Técnico deu-lhe uma “sensação de realização” porque “sempre [lhe] disseram que era a melhor faculdade”. “Já passei muito tempo da minha vida a estudar”, confessou com um sorriso, “por isso quero arranjar um equilíbrio entre isso e a vida social”. Antecipa que o curso “será difícil”, o que o entusiasma. “Pela primeira vez, estou a estudar aquilo que quero e estou motivado com isso”.

Para António Fonseca, que começa agora a Licenciatura em Engenharia Química, “há algum tempo” que o objetivo era entrar para o Técnico. “Fiquei feliz quando soube; a Engenharia Química é uma área do meu interesse porque sempre gostei da parte ligada aos laboratórios”, partilha, confiante de que vai encontrar essa componente mais prática no Técnico. Quanto a perspetivas de futuro, “ainda [vai] descobrir”, mas procura adaptar-se a um “novo tipo de rotina”, fazer amizades e “poder absorver o máximo de informação e conhecimento que conseguir aqui no Técnico”.

Maria Fernandes foi a mentora que apresentou ao grupo a sua nova escola, esclarecendo as primeiras dúvidas sobre acessos à internet da Escola e materiais a trazer para as aulas práticas. Agora no segundo ano da Licenciatura em Engenharia Biológica, a aluna sublinhou a importância que as suas mentoras tiveram no seu percurso quando entrou para o Técnico. Sendo natural de Portalegre, diz que, como estudante-deslocada, “andava um pouco perdida” nos primeiros dias, com as mentoras a revelarem-se “essenciais para o [seu] desenvolvimento académico”. Nesse sentido, sentiu-se motivada para poder replicar a ajuda – “quero ser, para os meus mentorandos, o que as minhas mentoras foram para mim”.

No campus Taguspark, o acolhimento dos estudantes decorrerá a 18 e 19 de setembro.

Todas as informações no site Primeiros Passos e no Guia Estudar no Técnico

A cobertura diária da Semana de Acolhimento (colocados na primeira fase):