Estudantes dão a conhecer saxofones no Viver a Cultura @ Técnico Taguspark

Esta foi a sétima edição do Viver a Cultura @ Técnico Taguspark

A 9 de Janeiro, estudantes do Técnico, que também são elementos da Tuna Mista deram a conhecer algumas características do saxofone, na sétima edição do Viver a Cultura @ Técnico Taguspark.

A sessão consistiu numa conversa intercalada com interpretações musicais dos estudantes Gonçalo Jesus e Vasco Vaz. As pessoas presentes foram expostas a algumas técnicas de utilização de um saxofone. Desde a forma como se deve agarrar o instrumento, passando por demonstrações de como deve ser afinado, técnicas específicas de como tocar a mesma nota, até métodos de limpeza do mesmo. Os dois estudantes atuaram individualmente, apresentando interpretações musicais de títulos como “Take Five” e “Take me to church” e também interpretaram em dueto, as músicas “He’s a Pirate” e “Guilty of being innocent”. A sessão terminou com um clássico “Pequena Czarda” tocado por Gonçalo Jesus, que foi respondido com um forte aplauso.

As pessoas presentes ficaram ainda a conhecer a história do saxofone, de como este foi criado em 1851 e como adveio do clarinete, para além dos modos de funcionamento. De forma a evidenciar a complexidade que é tocar este instrumento, os estudantes pediram a voluntários que soprassem na boquilha (parte inicial do instrumento). Os espectadores, por sua vez, aperceberam-se da dificuldade dos voluntários em criarem um som e compreenderam que não é apenas a passagem do ar que cria o som, mas sim a vibração de uma peça de madeira que se encontra na boquilha, chamada palheta, e que, para a mesma vibrar, é necessário treinar uma colocação específica da boca.

Os estudantes também mostraram à plateia vários exemplares de saxofones com diferentes tamanhos e sons, assim como fotografias de saxofones recordistas, como o saxofone mais agudo, chamado de saxofone soprano. Para além disso, também foi explicado ao público que o som produzido varia conforme a distância percorrida pelo ar dentro do instrumento, gerando notas mais agudas e mais graves e que é por isso que saxofones maiores produzem sons mais graves e vice-versa.