Estudantes de Engenharia Mecânica do Técnico apresentam Projetos Integradores

Três Projetos Integradores de 1.º Ciclo (PICs) foram premiados durante o evento de apresentação, recompensando o trabalho desenvolvido pelos estudantes de Engenharia Mecânica durante a licenciatura.

“Ver o Técnico Innovation Center acolher 140 estudantes de Engenharia Mecânica no seu ano inaugural é algo emocionante” para Rogério Colaço.  Na tarde de 7 de junho, o presidente do Instituto Superior Técnico relembrou aos estudantes na audiência que são “a primeira geração que tem a unidade curricular de Projeto Integrador de 1.º Ciclo (PIC) na sua totalidade”.

Estes finalistas de licenciatura em Engenharia Mecânica tiveram, assim, a oportunidade de integrar o 1.º simpósio de PICs do Técnico, cerimónia onde os 17 grupos de estudantes apresentaram – oralmente e através de pósteres científicos – os projetos que desenvolveram ao longo de quatro meses. Estes serviram como oportunidade para fundir todas as aprendizagens dos últimos dois anos e meio e pô-las em prática nesta unidade curricular (UC) de fim de curso. Tal como Rogério Colaço explicara no seu discurso de abertura do evento, a ideia dos PIC é “permitir aos estudantes consolidar as suas aprendizagens de 1.º ciclo” através da sua aplicação.

Entre os projetos apresentados pelos próprios estudantes à audiência do Técnico Innovation Center contaram-se iniciativas de veículos elétricos e movidos a hidrogénio, novas soluções de mobilidade urbana, sistemas de fabrico e de gestão de linhas de montagem, um protótipo de carro de Formula Student, uma bóia de oceanografia auto-alimentada, duas impressoras de 3D que usam chocolate como matéria-prima e muitas outras ideias que representam o culminar da motivação e do conhecimento adquirido ao longo da Licenciatura em Engenharia Mecânica.

Sofia Teixeira de Freitas, regente da UC de Projeto Integrador de 1.º Ciclo – de onde partiram estas 17 iniciativas -, afirmou que “é com enorme prazer e orgulho” que vê o resultado final dos projetos e celebra o final da licenciatura dos estudantes. “Cada professor lançou o seu próprio problema; ‘queremos resolver isto’ – é o que chamamos project-based learning” explicou, considerando que esta “aprendizagem ativa” torna o estudante o foco do processo, ao invés de um professor que expõe a matéria.

De entre os 17 grupos de estudantes que apresentaram os seus projetos, três foram laureados com prémios patrocinados pelo grupo Jerónimo Martins. O projeto miniFIONA – um pequeno veículo elétrico para transporte de carga – foi o vencedor do prémio principal e, no seu discurso de agradecimento, a representante da equipa descreveu o desenvolvimento deste PIC como uma experiência “extremamente construtiva”. As duas menções honrosas foram atribuídas aos projetos Integrated Blue Carbon Sensing and Monitoring System for Wetlands (Sustentabilidade) e Wave energy charger for autonomous underwater vehicles (Inovação). A seleção foi feita com base na avaliação de um júri externo à unidade curricular, constituído por membros do meio académico e empresarial, que avaliaram as apresentações e os pósteres de todos os grupos.

Lista de todos os grupos que participaram no simpósio:

• Grupo 1 – Sistema de fabrico por deformação plástica
  • Grupo 2 – Sistema de fabrico para processamento térmico
  • Grupo 3 – BuZoo – Uma nova solução para a mobilidade sustentável em zoos
  • Grupo 4 – Busy – Mobilidade sustentável e acessível
  • Grupo 5 – Self-powered oceanography buoy
  • Grupo 6 – Wave energy charger for autonomous underwater vehicles
  • Grupo 7 – Veículo de minimobilidade com zero emissões
  • Grupo 8 – FST14 prototype design
  • Grupo 9 – Soilcarbon – Integrated carbon sensing and monitoring system for sustainable land management
  • Grupo 10 – Integrated Blue Carbon Sensing and Monitoring System for Wetlands
  • Grupo 11 – ECOTUG – Veículo elétrico para taxiing de aeronaves em pista