Novo Programa de Bolsas “José Miranda” vai apoiar estudantes de Engenharia Materiais e Engenharia Mecânica

Foi assinado esta sexta-feira, 4 de março, um protocolo de colaboração que dá origem ao novo programa de bolsas de estudo.

Os alunos do Técnico terão no próximo ano letivo( 2022/2023) ao seu dispor mais um programa de bolsas que os poderá apoiar, caso assim seja necessário, a prosseguir o seu percurso académico. O protocolo que dá origem ao programa de bolsas “José Miranda” foi assinado esta sexta-feira, 4 de março, pelo presidente do Técnico, professor Rogério Colaço e pela mecenas, a professora Rosa Miranda, alumna do Técnico. O programa é uma homenagem ao pai da antiga aluna e irá apoiar estudantes dos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica com mérito académico e dificuldades financeiras.

Na sua intervenção, o professor Rogério Colaço partilhava o percurso da mecenas na Escola, que inclusive chegou a ser sua professora. “É algo que me toca muito ver que a professora Rosa Miranda manteve o elo a esta casa e é esse facto que nos leva a este dia e a esta iniciativa”, vincou.

O presidente do Técnico assumiu ainda a sua satisfação por “o portefólio de pessoas que apoiam os alunos do Técnico ter vindo a crescer” e sublinhou que estes programas são de “facto das melhores coisas que podemos fazer pelos nossos alunos, pelo Técnico, pelo nosso país”. “O pior que nos pode acontecer é desperdiçarmos talento por os alunos não terem condições financeiras para prosseguir os seus estudos, e penso que no Técnico isso não tem acontecido nos últimos anos, porque temos sempre encontrado maneira de contornar estas situações”, fundamentou.

“Saímos do Técnico, mas o Técnico não sai de nós nunca, é a nossa alma mater, a nossa casa”, foi com esta frase e de forma muito emotiva que a professora Rosa Miranda iniciou a sua intervenção, lembrando que além de se graduar, fez também o doutoramento e lecionou na escola. “É por isso com muita satisfação que vi o Técnico acolher esta proposta de colaboração para atribuirmos esta bolsa de mérito a alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, porque era a área favorita do meu pai, ou de Engenharia de Materiais, porque é a minha área de trabalho favorita”, referiu a mecenas.

Como não podia deixar de ser, o homenageado não ficou esquecido, não fosse ele o causador da inspiração que faz nascer este programa. “Além de ser um dos seres a quem devo a vida, é também a ele que devo tudo aquilo que fiz. O meu pai marcou a minha vida, e que se tivesse tido oportunidade teria sido um brilhante engenheiro, porque era um ótimo engenhocas. Completamente desejoso de conhecer e aprender, havia até coisas que fazia muito melhor do que eu e até me dizia: ‘e tu é que és engenheira’”, recordou a alumna, com a voz embargada e um sorriso no rosto.

Mais informações sobre o programa de bolsas “José Miranda” serão disponibilizadas em breve na página web no NDA.