Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial apresentam empresas a estudantes do Técnico

Organização do evento no campus Taguspark ficou a cargo do Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial do Técnico.

As Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial (JEGI) do Instituto Superior Técnico decorreram entre 19 e 21 de fevereiro – um evento cuja abertura contou até com corte de fita. Este conjunto de atividades deu aos estudantes do campus Taguspark a oportunidade de estabelecer ligações com futuros empregadores e recolher informações sobre competências valorizadas no mercado de trabalho. A iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial do Técnico (NEEGI).

Estiveram presentes cerca de 30 empresas e mais de dez núcleos nas JEGI. Os três dias de atividades dividiram-se nas temáticas Learn (Aprende), Do (Faz) e Connect (Liga-te). Houve workshops, palestras, estudos de caso, ciclos de entrevistas rápidas, divulgação de programas de recrutamento e networking, numa edição cujo patrocinador principal foi o projeto ‘Oeiras Valley’ do município de Oeiras.

“A importância destas jornadas prende-se sobretudo ao papel dos estudantes e dos núcleos, não só no Técnico, mas em particular no Taguspark” disse a vice-presidente deste campus, Joana Mendonça, durante a cerimónia de abertura das JEGI.

Mariana, aluna de 5.º ano a frequentar o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, considera “ótimo ter este tipo de oportunidades para poder fazer as perguntas que, em contexto de entrevista, não teria tanto à-vontade para fazer”. Destacou ainda o facto de ter podido “estender a [sua] rede de LinkedIn com contactos relevantes das equipas de recrutamento”.

Não foram só os estudantes a ficar agradados com as JEGI. Segundo Constança Primor, presidente do NEEGI, várias das empresas participantes destacaram o interesse dos estudantes e que estes têm “o perfil que procuram”. Representantes das diferentes empresas mostraram-se agradados com a oportunidade de “desenvolver contactos mais próximos com os estudantes”, algo que “facilita perceber como adequar a oferta [de trabalho] a este público-alvo”.