Campus e Comunidade

Estudantes do Técnico destacam-se na European Innovation Academy 2024

A competição internacional de empreendedorismo tem como objetivo capacitar a nova geração de empreendedores para solucionar problemas reais da sociedade.

Este verão, a European Innovation Academy (EIA) voltou a concluir o seu Bootcamp de Inovação e Empreendedorismo, somando mais de 450 novos alumni à sua rede global. O programa intensivo de três semanas, realizado em Portugal, contou com 14 estudantes do Técnico. Os 14 escolhidos para embarcar nesta aventura receberam bolsas apoiadas pela Fundação Santander e tiveram a oportunidade de desenvolver startups inovadoras que solucionam problemas reais. Duas das equipas integradas por estudantes do Técnico garantiram lugar no “EIA TOP Teams 2024”: a AnkleWise, com a participação de Luca Gusella, estudante do Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia e Miguel Fernandes, aluno de do Mestrado em Engenharia Biomédica, e a CriticAI, com André Ribeiro, estudante de Mestrado em Matemática Aplicada e Computação no Técnico.

O projeto AnkleWise, um dispositivo vestível que mede o uso dos músculos do tornozelo em atletas de alto rendimento e ajusta a postura para prevenir lesões antes que ocorram, recebeu o Prémio de Patente de Inovação da Nixon Peabody, que permitirá à equipa proteger a propriedade intelectual do mesmo. A equipa de Luca Gusella e Miguel Fernandes foi também selecionada para o programa CityXperiment, uma aceleradora de empresas em parceria com o Município do Porto, em que trabalhará com instituições como o Centro Hospitalar Universitário São João, para validar a solução junto de especialistas da área médica.

Sobre a experiência na EIA, Luca Gusella destacou a diversidade dentro das equipas e o “poder” que isso lhes dá, afirmando ser “impressionante o que se consegue alcançar quando se têm as pessoas com as competências adequadas e se complementam”. 

André Ribeiro fez parte da equipa que criou uma plataforma, a CriticAI, que visa ajudar os professores a integrar exercícios de pensamento crítico nas suas aulas. Visa, assim, colmatar a falta de tempo e recursos dos docentes para preparar os estudantes para desafios futuros.