Estudantes do Técnico no pódio da final nacional do Global Management Challenge 2021

A equipa Accenture TC/ECONOM-IST, formada por estudantes dos mestrados em Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Gestão da Inovação e Empreendedorismo (MEGIE), alcançou o terceiro lugar na competição.

A final nacional do Global Management Challenge 2021 realizou-se no passado dia 30 de novembro em formato online. Naquela que foi a 42.ª edição da competição internacional de Estratégia e Gestão participaram 332 equipas de estudantes, quadros e mistas, ou seja, que integram estudantes e quadros de empresas. Apenas oito acabariam por chegar à última etapa. Ao longo do dia, seis equipas de estudantes e duas de quadros foram desafiadas a efetuar cinco tomadas de decisão de gestão sobre os destinos da empresa que lideravam, correspondendo cada decisão a um trimestre de atividade e abarcando áreas como finanças, marketing, produção e recursos humanos. A equipa Accenture TC/ECONOM-IST, composta por 4 alunos do Técnico, conseguiria assegurar um prestigiante 3.º lugar.

Rodrigo Ramos, estudante do mestrado em Engenharia Aeroespacial, Carina Anastácio, Laura-Jane Fernandes e Sanha de Almeida, alunas do mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo, são os responsáveis pelo feito. A empresa que calhou aos alunos da Escola apresentava alguns problemas e a aposta centrou-se na qualidade. “O desafio consistia em uma empresa que tinha vindo a ter prejuízos ou pequenos lucros nos trimestres anteriores e que tinha vindo a acumular dívida. Para conseguir virar a situação era necessário aumentar a quantidade de produtos vendidos e, ao mesmo tempo aumentar a margem de lucro obtida em cada produto”, explica Rodrigo Ramos.

A estratégia da equipa do Técnico baseou-se “em produzir produtos de alta qualidade e investir na expansão da nossa plataforma de vendas, incluindo o aumento de distribuidores em cada mercado e o aumento do número de visitas no nosso website”, refere Laura-Jane Fernandes. “Concentrámo-nos também em aumentar a capacidade de produção da nossa empresa para conseguirmos lidar com um aumento progressivo na procura pelos nossos produtos”, adiciona a aluna.

Carina Anastácio atesta que “ter coragem para adotar estratégias arriscadas sempre que necessário, sermos minuciosos nos pormenores e extrairmos o máximo de retorno da gestão de todos os aspetos relevantes na simulação, prestar muita atenção às estratégias dos nossos adversários, e saber melhorar com os erros”, acabariam por ser cruciais para a conquista deste lugar no pódio.

Além do honroso 3.º lugar, a equipa traz uma enorme bagagem desta participação: “aprendemos muito em relação às várias áreas de conhecimento relevantes na gestão de uma empresa, tanto estudando o funcionamento do simulador de gestão, como depois aplicando na prática o conhecimento que obtivemos e o analisando os resultados dessa mesma aplicação”, destaca Laura-Jane Fernandes. “Acima de tudo, aprendemos com a experiência prática de ter de fazer compromissos na gestão e de ter de avaliar os resultados dessa mesma gestão para continuamente reavaliarmos a qualidade das nossas decisões. Temos neste momento uma noção mais completa de como a gestão de uma empresa funciona”, vinca, por sua vez, Rodrigo Ramos.

O Global Management Challenge, organizado pelo Expresso e a SDG, teve a sua primeira edição em território nacional em 1980.  O sucesso da 1.ª edição do Global Management Challenge foi motivo suficiente para avançar para a internacionalização. Até agora já passaram por este palco de resolução de problemas milhares de participantes em Portugal e no mundo, já que esta prova se internacionalizou em 1981, quando chegou ao Brasil. Hoje está presente em mais de 30 países espalhados pela América Latina, África, Ásia, Europa, Médio Oriente e Austrália.

A equipa Deloitte/Beiras, formada por estudantes de Economia, foi a vencedora da final nacional, e irá representar Portugal na final internacional desta edição, que se realizará em junho de 2022, em Espanha, na cidade de Santiago de Compostela.