Campus e Comunidade

Estudantes do Técnico vencem competição internacional de engenharia civil

Equipa de três elementos conquistou a final da prova organizada pela Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil, acolhida este ano na universidade romena de Timisoara.

Para além de finalistas do Mestrado em Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, Maria Margarida Barriga, Mariana Gameiro e Eduardo Rodrigues são agora vencedores da edição de 2024 da International Civil Engineering Competition. A conquista do título deu-se na Roménia, numa prova final que envolveu nove equipas de todo o mundo e que decorreu entre 14 e 21 de julho, com o apoio da Facultatea de Constructii, inserida na Universitatea Politehnica din Timisoara. O evento foi organizado pela Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil (IACES, na sigla inglesa) de Timisoara, contando também com o apoio de empresas no ramo da engenharia civil.

A primeira prova, de Geotecnia, envolveu a preparação de dois provetes, um com areia, bentonite e água e outro com areia, cimento e água, sendo necessário escolher as proporções adequadas destas misturas. No fim, foram testadas à compressão e foi-lhes atribuída uma pontuação em função dos resultados.

Na segunda prova, ligada à Construção e à Sustentabilidade, foi necessário elaborar uma apresentação pública sobre a aplicação da economia circular à engenharia civil e à cidade de Timisoara.

Na última prova, afeta a Estruturas, construíram uma réplica de um edifício, com escala reduzida, recorrendo a palitos de espetada, que seria testada numa mesa sísmica em que a estética, explicação técnica, peso da estrutura e frequência máxima antes da estrutura desmoronar eram os principais critérios. Todas as provas foram seguidas por professores da faculdade local.

A equipa foi acompanhada por Rafael Francisco, representante do Fórum Civil, núcleo de estudantes do Técnico que suportou as despesas de viagem a Timisoara e de inscrição no evento. As restantes equipas participantes na final provieram de Portugal (com uma equipa oriunda do Porto), Grécia, Hungria, Sérvia, Turquia, Alemanha, Roménia e México.