Para além de finalistas do Mestrado em Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, Maria Margarida Barriga, Mariana Gameiro e Eduardo Rodrigues são agora vencedores da edição de 2024 da International Civil Engineering Competition. A conquista do título deu-se na Roménia, numa prova final que envolveu nove equipas de todo o mundo e que decorreu entre 14 e 21 de julho, com o apoio da Facultatea de Constructii, inserida na Universitatea Politehnica din Timisoara. O evento foi organizado pela Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil (IACES, na sigla inglesa) de Timisoara, contando também com o apoio de empresas no ramo da engenharia civil.
A primeira prova, de Geotecnia, envolveu a preparação de dois provetes, um com areia, bentonite e água e outro com areia, cimento e água, sendo necessário escolher as proporções adequadas destas misturas. No fim, foram testadas à compressão e foi-lhes atribuída uma pontuação em função dos resultados.
Na segunda prova, ligada à Construção e à Sustentabilidade, foi necessário elaborar uma apresentação pública sobre a aplicação da economia circular à engenharia civil e à cidade de Timisoara.
Na última prova, afeta a Estruturas, construíram uma réplica de um edifício, com escala reduzida, recorrendo a palitos de espetada, que seria testada numa mesa sísmica em que a estética, explicação técnica, peso da estrutura e frequência máxima antes da estrutura desmoronar eram os principais critérios. Todas as provas foram seguidas por professores da faculdade local.
A equipa foi acompanhada por Rafael Francisco, representante do Fórum Civil, núcleo de estudantes do Técnico que suportou as despesas de viagem a Timisoara e de inscrição no evento. As restantes equipas participantes na final provieram de Portugal (com uma equipa oriunda do Porto), Grécia, Hungria, Sérvia, Turquia, Alemanha, Roménia e México.