Ciência e Tecnologia

Investigadores do Técnico vencem prémios em conferência internacional de Engenharia Civil

Inês Rosa, Lourenço Almeida Fernandes e João Ramôa Correia foram laureados na International Conference on FRP Composites in Civil Engineering.

Três investigadores do Instituto Superior Técnico foram premiados durante a 11.ª edição da International Conference on FRP Composites in Civil Engineering (CICE), que decorreu no Rio de Janeiro (Brasil), em julho. O evento incide sobre a utilização de materiais compósitos em aplicações de Engenharia Civil e é promovido pelo International Institute for FRP in Construction (IIFC).

Inês Rosa, antiga aluna de doutoramento do Técnico e atual investigadora do Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS), recebeu o prémio para a melhor tese de doutoramento desenvolvida no último biénio, com o trabalho “Fire behaviour of concrete structures reinforced with GFRP bars” (ou “Comportamento ao fogo de estruturas de betão armadas com varões de GFRP [glass fiber reinforced polymer/plastic]”). Tratou-se da primeira vez que este prémio foi atribuído a uma tese de doutoramento desenvolvida numa instituição nacional.

O estudo teve como principal objetivo avaliar as propriedades mecânicas de varões de GFRP e a sua aderência ao betão a temperatura elevada, estudar a resistência ao fogo de lajes de betão armado com estes varões e propor recomendações de dimensionamento ao fogo. Concluiu que as atuais recomendações são insuficientes e excessivamente conservadoras, tendo sido propostas melhorias que visam uma utilização mais segura, sustentável e económica deste tipo de varões em aplicações de Engenharia Civil.

A respeito do mesmo prémio, Lourenço Almeida Fernandes, também alumni de doutoramento do Técnico, recebeu uma menção honrosa pela sua tese “Fracture behaviour of pultruded GFRP profiles: application to web-crippling phenomena” (ou “Comportamento à fractura de perfis pultrudidos de GFRP: aplicação ao fenómeno do esmagamento da alma”). A tese desenvolveu “expressões de dimensionamento que contribuem para uma utilização mais segura destes novos materiais estruturais, que são mais resistentes, leves e duráveis do que os materiais tradicionais”.

João Ramôa Correia, professor do Técnico e co-orientador das teses acima referidas, foi laureado com o ‘President’s Award’, um título conferido diretamente pelo presidente do IIFC, “em reconhecimento dos seus distintos serviços prestados [a este órgão] por promover o avanço na compreensão e na aplicação de polímeros reforçados com fibras em estruturas de engenharia civil, ao serviço da profissão de engenharia e da sociedade”. Foi também eleito Vice-Presidente desta estrutura para o biénio 2023-2025.