Estudantes do Técnico vencem prémio da Comissão Europeia

Quatro estudantes do Técnico, alunos dos mestrados de Microbiologia e Bioengenharia e Nanossistemas, venceram um prémio da Comissão Europeia, no valor de cinco mil euros, pela criação de um dispositivo que permite detetar, na hora, bactérias causadoras de infeção urinária.

À Rádio Renascença, uma das criadoras do projeto, Lígia Coelho, explica que é um problema que a afeta: “Sofro imenso com infeções urinárias e pensei o que podia fazer para detetar a bactéria rapidamente. Então, depois de muito trabalho, descobrimos este dispositivo”.

O projeto foi premiado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, na edição da Bolsa do Empreendedorismo 2016. Agora, a prioridade para o grupo de estudantes é registar a patente e construir um protótipo, uma vez que o ID Flow, assim se chama este dispositivo, ainda está no papel. Posteriormente, tentarão encontrar uma empresa parceira que comercialize o aparelho em hospitais e clínicas.