No passado dia 29, o Técnico Innovation Center, foi palco do lançamento de mais uma edição do Técnico Alumni Mentoring Program. A sessão contou com um cocktail de boas-vindas, promovendo um espaço informal para a troca de experiências, onde mentores e mentorados puderam conhecer-se. O encontro reuniu cerca de 100 estudantes e alumni.
O Vice-Presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo do Técnico, Pedro Amaral, enfatizou o impacto positivo que os alumni podem ter na formação das futuras gerações de engenheiros, salientando a diversidade de experiências que cada mentor traz. “É um prazer convidar os nossos alumni para ajudarem os nossos estudantes a embarcar nas suas próprias carreiras” afirmou, reconhecendo a importância de novas perspetivas e de conhecimentos inesperados para os estudantes.
Alice Valente, estudante de Engenharia Mecânica e participante da edição anterior, partilhou a sua experiência no programa, revelando o quanto o seu mentor contribuiu para o seu desenvolvimento profissional. “Acabou por ser uma das melhores experiências que tive”, comentou. Com o apoio do mentor, aperfeiçoou o currículo e o perfil do LinkedIn, enfrentou receios e teve ainda a oportunidade de conhecer o ambiente de trabalho na sede da empresa onde o mesmo trabalha.
Para Nuno Tiago Pereira, alumni de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e mentor desde 2021, a experiência também é enriquecedora. “Gostei muito de voltar ao Técnico para este programa; é mesmo o que me dá mais gosto”, confessou, reforçando a importância de se manter conectado à comunidade Técnico. Nuno Sobrinho, mentor de Engenharia Civil, destacou como este papel de guia também lhe permite ajudar os estudantes a superar receios iniciais. “Há perguntas que parecem simples, mas para eles são valiosas, e é ótimo poder contribuir,” contou, recordando como, muitas vezes, os conselhos mais básicos podem fazer toda a diferença.
Entre os estudantes, Afonso Barroco viu no programa uma oportunidade de autoconhecimento. “Quero perceber as minhas debilidades e defeitos que podem ser melhorados antes de entrar no mercado de trabalho,” revelou, demonstrando vontade de trabalhar proativamente no seu desenvolvimento e de se preparar para uma transição mais suave para o ambiente profissional.