Estudo do Técnico desvenda população jovem e multicultural em Arroios

Esta é apenas uma das muitas conclusões patentes no “Conhecer Arroios”, um estudo aprofundado da população da freguesia, levado a cabo no último ano e apresentado na passada sexta-feira

Uma população mais jovem, feliz e multicultural são estas as principais caraterísticas da população de Arroios apuradas por um estudo realizado pelo Instituto Superior Técnico em parceria com a Junta de Freguesia. Através de mais de 1200 entrevistas presenciais realizadas porta a porta, por 13 antigos e atuais alunos do Técnico, em abril e maio deste ano, o estudo permitiu tirar várias conclusões relacionadas por exemplo com o rejuvenescimento populacional, a multiculturalidade ou a satisfação dos habitantes. “Fomos contactados para dar resposta a um problema concreto: conhecer com rigor a estrutura demográfica da população de Arroios e preparar um documento que pudesse servir de base esclarecida a opções estratégicas nas políticas da Junta”, explica o professor Henrique Oliveira, coordenador do estudo.

Ainda que o número de moradores esteja a diminuir nas últimas décadas, a população de Arroios apresenta um rejuvenescimento considerável, alimentado pela chegada de imigrantes jovens mas também pela saída de idosos, facto que resulta de não haver lares de terceira idade na freguesia. A média de idades passou dos 47,01 anos em 2001 para os 45,45 em 2011. Esta população mais jovem traduz-se num maior número de indivíduos em idade ativa, com mais qualificações académicas e com melhores empregos.

O estudo revela que as pessoas continuaram a escolher Arroios para morar por se encontrar bastante bem localizado na cidade de Lisboa, pela acessibilidade que dispõe, com diversos e melhorados transportes, e também por se assumir como a zona mais cosmopolita. Ora, de acordo com os indicadores de satisfação presentes no estudo “Conhecer Arroios”: 17,53% da população de Arroios mostrou-se extremamente satisfeita, 34,18% muito satisfeita e 30,08% razoavelmente satisfeita. Este “grau de satisfação da população com a sua Freguesia, geralmente alto”, surpreendeu os investigadores como partilha o professor Henrique Oliveira.

Outro dos fatores que faz sucesso nesta freguesia é a multiculturalidade, prova disso são os 88% dos inquiridos que demonstraram valorizar esta caraterística. Depois do Brasil, o Nepal é o grande país de origem dos imigrantes, aponta ainda o estudo apresentado na sexta-feira passada. A segurança é outro dos indicadores que apresenta uma positiva taxa de resposta- 83% dos inquiridos sentem-se seguros na freguesia.

A nova freguesia de Arroios tem mais de 30 mil eleitores e agrega as antigas freguesias dos Anjos, Pena e São Jorge de Arroios. O estudo prevê que a freguesia venha a perder cerca de 3 mil habitantes até 2021 caso não sejam criadas as condições de habitação para os novos moradores. Nesse sentido, o estudo ressalva a necessidade de “criar condições favoráveis à fixação dos jovens e das famílias, desenvolvendo incentivos ao nascimento e ao emprego, assim como implementando medidas que impeçam o êxodo da população das camadas mais idosas, por exemplo, com a criação de lares de idosos ou serviços de cuidado ao domicílio”, pode ler-se no mesmo. Além de um “instrumento para evitar um eventual declínio populacional da Freguesia nos próximos anos”, este estudo servirá para “pressionar os decisores centrais a investir na habitação para casais jovens, por exemplo. Servirá também para dar às gerações mais avançadas em idade um apoio, nomeadamente em lares comunitários, cuja falta se faz sentir”, destaca o professor Henrique Oliveira.