“Eu vejo os obstáculos como oportunidades e tive muitos pelo caminho”

O testemunho de Kim Sawyer, uma mulher empreendedora e destemida, teve lugar no salão nobre do pavilhão central, num evento organizado pelo grupo Gender Balance do Técnico.

Foi num tom de proximidade, recorrendo ao seu próprio exemplo de vida, que esta segunda-feira, 2 de outubro, Kim Sawyer, ex-embaixatriz, advogada e empreendedora, falou aos alunos do Técnico. A plateia maioritariamente composta por mulheres deixou-se fascinar pela forma como a oradora desarma o falhanço ou os percalços que podem surgir ao longo de uma carreira profissional. O evento foi o primeiro da sessão do ciclo “Women in Science and Engineering”, organizado pelo grupo Gender Balance do Técnico, e que promete trazer ao Técnico mulheres desafiantes.

A ex-embaixatriz falou de forma aberta sobre a dificuldade de aprendizagem que a levou a ter certezas de que tinha que ser ela a criar o seu próprio negócio, uma certeza que se solidificou com alguns episódios de desigualdade de género e o assédio sexual que foi sofrendo nos primeiros anos de carreira. “Eu vejo os obstáculos como oportunidades e tive muitos pelo caminho. Mas ao invés de lamentar por esses obstáculos que poderiam ter tornado a minha vida mais difícil, incluindo os que apareceram por eu ser uma mulher, acredito que eles me tornaram mais forte e no fim de contas me ajudaram no caminho para o sucesso”, frisou Kim Sawyer.

A criadora do programa Connect to Success, um projeto destinado a mulheres empreendedoras que queiram lançar ou fazer crescer os seus negócios, lembrou o que a inspirou a lançar o programa, os resultados alcançados com o mesmo, mas acima de tudo a “ótima sensação de poder ajudar mulheres a alcançarem o sucesso”. Fez ainda referência a outro projeto que tem em mãos relacionado com a violência doméstica, um dos problemas que mais a sensibilizou na passagem por Portugal. “Vamos fazer uma passeata de motas para chamar a atenção para o problema da violência doméstica”, anunciou Kim Sawyer.

Foi nos atalhos que acha essenciais no caminho para o sucesso que a empreendedora mais se demorou, indo ao encontro de muitas das perguntas que lhe iam sendo colocadas pela audiência. “O networking é uma das ferramentas que podem ditar o sucesso na carreira ou nos negócios e que o fracasso é o primeiro passo para o êxito, desde que se aprenda com ele”, destacou. Uma ferramenta a que mais mulheres terão acesso se houver “uma maior compreensão de igualdade a nível familiar”, explica Kim Sawyer. “Um dos maiores problemas para uma mulher ao subir na carreira é que quando acaba o turno de trabalho, ela não pode sair o final do dia para fazer contactos e network e não pode ficar até mais tarde no trabalho para acabar um projeto”, acrescenta.

A conversa fazia-se longa mas a ex-embaixatriz  continuava a não deixar ninguém indiferente à postura decidida com que evocava um dos seus lemas de vida: “Se não fizermos nada, nada vai mudar”. Uma autoconfiança que lhe estava bem marcada nas palavras e que aponta como fulcral: “o mais importante para ser confiante é acreditar no que tu és e não perder tempo a pensar no que os outros pensam daquilo que escolheste fazer, o que esperam de ti ou no que vão pensar sobre o que fizeste”. Fórmulas para crescer profissionalmente, para nunca desistir, para trabalhar de forma apaixonada e para vencer estereótipos que nunca se cansou de repetir, porque como também foi dizendo “é da persistência que se faz o sucesso”.