Evento de alumni do Técnico colocou comunidade a debater a Inteligência artificial

Numa “conversa sem moderação" entre Arlindo Oliveira, Madalena Talone e Vasco Pedro, o chatGPT roubou as atenções e participou no diálogo.

A 1.ª edição das Conversas sem Moderação subordinadas ao tema “Inteligência Artificial: evolução ou revolução” contou com a participação de Arlindo Oliveira, professor do Técnico e investigador no INESC-ID (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento) e dos alumni Madalena Talone e Vasco Pedro, administradora da Caixa Geral de Depósitos e CEO da Unbabel, respetivamente. O evento, organizado pela Associação de Antigos Alunos do Instituto Superior Técnico (AAAIST), aconteceu a 19 de abril, às 18h00 no Salão Nobre do Campus Alameda, do Instituto Superior Técnico.

Nesta conversa, o modelo de linguagem chatGPT tornou-se protagonista e participante, com Arlindo Oliveira, também presidente do INESC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores) a desafiá-lo a colocar algumas questões. Em debate estiveram também vários temas do ensino aos recursos humanos.

O chatGPT, “uma evolução que parece uma revolução”, segundo Vasco Pedro, levou a que a “inteligência artificial explodisse para o mundo”, explicou Arlindo Oliveira. O motivo segundo o fundador da Unbabel poderá relacionar-se com o contexto e interpretação conseguidos nas interações com aquele software.

Madalena Talone focou a utilização da inteligência artificial (IA) na abordagem comercial, no setor da banca. “A IA pode fornecer o argumentário” à interface humana do banco para que esta saiba “por que motivo o cliente foi selecionado para aquele produto” e, assim, facilitar a venda.

O “impacto social da IA tem um risco difícil de perceber”, afirmou Vasco Pedro. As mudanças podem acontecer em várias áreas. Ferramentas como o chatGPT “são poderosas demais” para que se possa pensar que não serão usadas pelos estudantes, garantiu a antiga aluna. Na sua opinião, isto obrigará a que o ensino “mais do que o conhecimento técnico” dote os estudantes da “capacidade correlacionar temas e de sentido crítico”.

Ainda sobre esta temática, interveio o presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, para expressar a necessidade de repensar o papel dos professores e a possibilidade de os mesmos serem ultrapassados pela Inteligência Artificial na forma conseguem explicar as matérias.

Vasco Pedro apontou o apoio ao cliente como a área que mais rapidamente poderá ver acontecer uma transformação com os recursos humanos a tornarem-se menos necessários, pela utilização da IA.

O evento terminou com a presidente da AAAIST, Ana Dias, a apelar ao contributo de todos para o fundo solidário da associação. Este tem por objetivo atribuir o maior número de bolsas de cariz social, a estudantes da Escola, no próximo ano letivo.

Fotogaleria do evento disponível.