Campus e Comunidade

Explora os Materiais volta a mostrar como “a engenharia ajuda a esmiuçar um problema até chegar à solução” 

Cerca de 1700 estudantes do ensino secundário visitaram a iniciativa entre 10 e 14 de fevereiro.

A aula é teórica. A professora é Eduarda Martins, presidente do Núcleo de Engenharia de Materiais (NEMat) do Instituto Superior Técnico e os estudantes frequentam o ensino secundário. Há uma cadeira em cima da secretária e uma pergunta: “De que materiais é feita?”.

Durante cinco dias, entre 10 e 14 de fevereiro, duas vezes por dia, os estudantes de Engenharia de Materiais do Técnico vestem camisola amarela para liderar a 26.ª edição do “Explora os Materiais”. Os perto de 1700 inscritos vêm sobretudo de escolas da Grande Lisboa, explicou a coordenadora do evento, Samanta Godinho, aluna do 2.º ano de mestrado, do curso.

Os “pedidos de socorro” do Planeta Terra são um dos argumentos lançados para se pensarem novos materiais e, na segunda parte desta aventura, serão eles os protagonistas. No Salão Nobre do campus Alameda, oito estações comprovam como “a engenharia ajuda a esmiuçar um problema até chegar à solução como se fossem novelos de lã que se vão puxando”, como descreveu Eduarda Martins, momentos antes.

Inês Cardoso, professora de Física e Química, explica que o “perfil dos alunos” que acompanha nesta visita se adequa à participação nestes eventos por serem “interessados e já muito alinhados com o que querem fazer”. A docente do 10.º ano considera “importante conhecer o espaço e a área de estudo” e destaca a “proximidade que os alunos conseguem ter com os monitores” como “uma mais valia” da atividade.

O “polímero super esponja” e a “viga de carbono” estiveram entre os favoritos de Diogo, um dos participantes desta “boa experiência” que para além da “interação com os monitores” gostou de “poder mexer” nos materiais e experiências apresentadas. Apesar de ambicionar “seguir engenharia mecânica” e de “querer voltar ao Técnico para ver os protótipos dos carros”, Caetana tem dificuldade em escolher a atividade preferida. Com a ajuda da amiga Catarina, que elogiou a “diversidade” das experiências, acaba por eleger a produção de plástico a partir da caseína, proteína presente no leite, a par das já mencionadas por Diogo.

O Explora os Materiais é uma iniciativa dos estudantes do NEMat que conta com coordenação própria. A participar na organização do evento desde 2022, a coordenadora do projeto explica que começou para “saber explicar o que era o curso” e pela “oportunidade de mostrar aos mais novos” o que ali se faz. Mesmo que para tal, junto com a restante equipa, tenha abdicado “da semana de férias para estar cá”. Samanta Godinho aponta como uma das maiores dificuldades “arranjar fornecedores”, contando a equipa com a ajuda dos professores do curso que “disponibilizam materiais dos seus laboratórios” para conseguir, ano após ano, continuar a aventura pela exploração dos materiais.

 Fotogaleria.