Fazer surf e passear por Sintra antes das aulas – isto e muito mais na Orientation Week do Técnico

Integração dos estudantes de programas de mobilidade internacional incluiu jantares-convívio, desporto de praia e passeios turísticos.

‘Enquanto as aulas não começam, as férias não acabam’. Levando o adágio à letra, o Técnico organizou a Orientation Week, um conjunto de atividades para o acolhimento dos estudantes inseridos em programas de mobilidade internacional. De 8 a 10 de setembro, a iniciativa do Técnico pretendeu dar a conhecer algumas das experiências que estes estudantes poderão ter durante a sua estadia, incluindo passeios por Lisboa, um peddy-paper na Quinta da Regaleira, em Sintra, e uma aula de surf em Carcavelos. Decorreram também jantares-convívio nas noites de 8 e 9 de setembro, com vista a encorajar os participantes a conhecer os colegas com quem irão trabalhar ao longo do período de estudo no Técnico.

Rebecca Runesson, estudante da universidade de Lund, na Suécia, conta que as atividades da Orientation Week serviram como uma boa oportunidade “para conhecer pessoas e a cidade de Lisboa”. Ema Jelenc, da universidade de Liubliana, na Eslovénia, relata que a sua atividade favorita foi, justamente, uma visita guiada a Lisboa, em parte porque “o guia foi muito simpático” ao desafiar os estudantes com “trava-línguas” portugueses durante o percurso.

Já a oeste da capital, há gente a cair à água – durante a aula de surf em Carcavelos, Sondre Langelo, estudante em Trondheim, na Noruega, queixa-se – “é muito difícil pôr-me de pé na prancha”. Não obstante, diz que este foi o seu momento favorito no calendário da Orientation Week. Guilherme Lopes, um dos guias do Núcleo de Apoio ao Estudante que dinamizam este evento, refere que estas “são atividades nas quais podem fazer ligações novas uns com os outros ou até reforçar as que já têm – alguns destes estudantes conheceram-se durante a Semana de Acolhimento e já faziam a inscrição em grupo”. Nas palavras deste estudante do Técnico, “o objetivo é que se sintam ‘em casa’ o mais possível”.