Fidelidade entrega dois Prémios de Mérito a estudantes do Técnico

A cerimónia contou com a entrega de dois Prémios de Mérito apoiados pela empresa da Rede de Parceiros do Técnico: Prémio de Mérito FIDAWARD IN Aprendizagem Profunda 2023/2024 e FIDAWARD IN Engenharia Informática e de Computadores 2022/2023.

No passado dia 29 de fevereiro a Fidelidade, empresa integrante da Rede de Parceiros do Técnico, reconheceu estudantes do Técnico com dois Prémios de Mérito. Francisco Silva, estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, foi o grande vencedor do Prémio de Mérito FIDAWARD IN Aprendizagem Profunda 2023/2024, com uma apresentação focada em user-based insurance, uma forma de determinar o prémio das seguradoras com base no comportamento dos condutores. O estudante agradeceu o prémio, no valor de 1750 euros, e destacou estar muito contente pelo seu esforço ter sido reconhecido. “Mal posso esperar por continuar o meu percurso no Tecnico”, rematou. A cerimónia de entrega dos prémios prosseguiu com a entrega do Prémio de Mérito FIDAWARD IN Engenharia Informática e de Computadores 2022/2023, no valor de 2500 euros, que reconheceu a estudante com melhor desempenho no Mestrado de Engenharia Informática e de Computadores, Susana Monteiro. “Fico muito feliz por ter recebido este prémio, que vem terminar da melhor forma os cinco anos que passei no Técnico. Foram cinco anos de muito trabalho e dedicação, e é muito bom ver esse trabalho reconhecido pela Escola e pela Fidelidade”, afirmou.

Durante a cerimónia, Pedro Amaral, vice-presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo do Instituto Superior Técnico, agradeceu à Fidelidade a parceria, aos professores e departamentos envolvidos em ambos os prémios e aos estudantes presentes pelo seu percurso académico de excelência, acrescentando que “a vida na Escola é centrada na nossa comunidade, que são o pulsar do que temos no Técnico.”

Isabel Dias, vice-presidente do Técnico para a Gestão Financeira, destacou a dinâmica dos estudantes e a dinâmica das empresas, afirmando que “esta ligação de empresa-estudantes e a ligação que fica para o futuro é importante, é um estímulo para os nossos estudantes”. “Vocês são o nosso futuro”, concluiu.

Rosa Mimoso, Head of Business Delivery na Fidelidade Insurance Group e também alumna da Escola, também presente no evento, destacou “a relação profunda” entre o Técnico e a Fildelidade,  “alimentada por uma paixão em comum: a inovação”. “Precisamos desta forte ligação entre o mundo académico e o mundo empresarial pois só assim conseguiremos contribuir positivamente para a sociedade”, defendeu.

A cerimónia continuou com as apresentações dos quatro estudantes finalistas do prémio: André Valente Caseiro e Francisca Silva, ambos estudantes do Mestrado em Engenharia Informática e Computadores, e Francisco Silva e José Lopes, estudantes do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores.

A iniciativa contemplou ainda uma doação para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem da unidade curricular de Aprendizagem Profunda, atribuído aos departamentos que partilham a sua coordenação: o Departamento de Engenharia Informática (DEI) e o Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC). Os presidentes dos referidos departamentos reforçaram a importância destas parcerias, tendo José Santos-Victor, Presidente do DEEC, salientado que “estas atividades e iniciativas, ajudam os nossos estudantes a sentirem-se motivados e reconhecidos pelos seus esforços.”.”Queria felicitar também os docentes da Unidade Curricular por terem despertado a curiosidade dos nossos estudantes e agradecer ao Núcleo de Parcerias Empresariais pelo auxílio na organização destas iniciativas”, afirmou ainda. Por sua vez, Miguel Pupo Correia, Presidente do DEI, agradeceu à Fidelidade “por apoiar os nossos alunos e o nosso ensino”.

A iniciativa contempla igualmente uma doação para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem, tendo sido atribuída à coordenação do curso de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC), no valor de 1660 euros. Em representação do mestrado, Pedro Monteiro, coordenador do curso, agradeceu a disponibilidade da empresa em entregar este prémio.