“Gostei ainda mais das atividades este ano, e já tinha gostado muito no ano passado”

Chegou ao final a edição de 2016 do Verão na ULisboa, que pretende mostrar o que se passa nas escolas da universidade. A primeira semana foi dedicada aos alunos do Ensino Básico, e a segunda trouxe até ao Técnico os alunos do Ensino Secundário.

O Verão na ULisboa, uma iniciativa da Universidade de Lisboa que pretende proporcionar aos alunos do Ensino Básico e Secundário a oportunidade de conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica nas várias escolas, chegou ao fim esta sexta-feira.

Esta semana, reservada aos alunos que ingressarão no 10.º, 11.º e 12.º anos, voltou a ser um sucesso nos programas do Técnico: na Alameda, os jovens puderam participar em “Projeta o teu Futuro no Técnico #Sou Engenheiro”, experimentando, por exemplo a Engenharia Biomédica, Civil ou Física Tecnológica, e no Taguspark, em “Dos Carros Inteligentes aos Videojogos: Vem Viver a Tecnologia”, tiveram a oportunidade de desenvolver atividades ligadas às Tecnologias de Informação e Comunicação.

Inês e Matilde, ambas com 14 anos, são repetentes nestas andanças. Já no ano passado tinham participado nas atividades do Técnico, na Alameda, e resolveram voltar este ano. “Acho que estar no Verão na ULisboa nos dá uma oportunidade para conhecermos o espírito académico e sabermos mais sobre o que pode ser o nosso futuro”, explica Inês. “Escolher o Técnico para passar uma semana, para mim, não foi difícil – toda a minha família estudou cá, e eu gostava de fazer o mesmo, como uma forma de os homenagear. Depois do ano passado, percebi que é uma área de que gosto, e quis descobrir exatamente o que quero fazer.” Mas, mesmo no final da semana, ainda não sabe: “Já descartei algumas, mas ainda há muitas opções”.

Matilde veio “arrastada” pela colega e amiga. “Não sabia que este programa existia, mas a Inês disse-me e decidi experimentar. O Técnico foi uma escolha óbvia, porque quero mesmo seguir Engenharia.” Aeroespacial, acrescenta: “Adoro o Espaço, adoro foguetões, é uma área que sempre me fascinou”. Não espanta, por isso, que a sua atividade preferida tenha sido precisamente a da área, onde os estudantes tiveram a oportunidade de construir um foguete lançado em plena alameda do Técnico na tarde de sexta-feira – apesar de ter gostado de tudo. “Gostei ainda mais das atividades deste ano, e já tinha gostado muito no ano passado, é a prova de que isto é bom.”

Para as duas, uma das grandes vantagens deste programa é a participação dos estudantes do Técnico. “Sentimo-nos mais à vontade com eles do que nos sentiríamos com professores”, assegura Matilde, e Inês acrescenta: “Além disso, eles têm uma posição mais próxima de nós, estiveram onde estamos há menos tempo, e podemos fazer-lhes perguntas sobre tudo”.

Uma sugestão de melhoria? “Acho que o Verão na ULisboa, pelo menos para o Ensino Secundário, devia ter duas semanas. Há muitas pessoas indecisas com áreas – eu, por exemplo, gosto de Engenharia, mas também de Economia, e gostava de fazer uma semana aqui e outra no ISEG”, diz Inês. Matilde concorda, mas aproveitaria o tempo de outra forma: “Sem dúvida, acho que tentaria repetir e fazer duas semanas aqui”. Se tudo correr bem, as duas estarão cá em 2017.

O Verão na ULisboa é organizado pela Universidade de Lisboa, e mais informações podem ser encontradas no site da universidade. A primeira semana foi dedicada aos alunos do Ensino Básico, e pode ler mais sobre essa semana aqui. No Técnico, as atividades são organizadas pelo NAPE – Núcleo de Apoio ao Estudante.