Campus e Comunidade

HeartGenetics adquirida por grupo italiano ImpactLab

O ano de 2020 está a ser  auspicioso para a HeartGenetics. Pouco tempo após ter vencido o prémio HINTT, a empresa que integra a Comunidade IST Spin-off acaba de ser adquirida pela ImpactLab, um grupo italiano que está na vanguarda da genética oncológica. O acordo definitivo de compra de todo o capital social da HeartGenetics-Genetics e Biotechnology, SA foi anunciado esta terça-feira, 17 de novembro.

A cofundadora da empresa e docente do Técnico, professora Ana Teresa Freitas, irá continuar a liderar a empresa, mantendo-se na função de CEO e apoiando “o desenvolvimento da empresa e a sua integração no grupo ImpactLab”, tal como é referido no comunicado que anuncia a aquisição. Para além disto, a HeartGenetics continuará a operar com a sua própria marca servindo e alargando a sua rede de clientes A aquisição por parte do grupo permitirá à spin-off do Técnico expandir-se no mercado B2B e ampliar o negócio online em Espanha, Portugal e América do Sul.

A professora Ana Teresa Freitas salienta que “esta aquisição representa uma grande conquista para o ecossistema de startups portuguesas na área da saúde”. “Em 2013, tivemos a visão de criar uma empresa que pudesse usar dados genéticos e ferramentas computacionais para melhorar a saúde de todos. A aquisição da HeartGenetics pela ImpactLab é uma oportunidade incrível e única de desenvolver essa visão, aprimorar as nossas capacidades digitais e na bioinformática, e aprofundar as nossas raízes no campo da medicina personalizada”, afirma, ainda, a CEO.

De acordo com a ImpactLab, a aquisição da startup portuguesa faz parte da estratégia para se tornar líder internacional em todos os principais mercados de genética. Com esta aquisição, o grupo italiano será capaz de expandir o alcance do seu painel de testes, incluindo testes farmacogenéticos, cardiovasculares e de bem-estar desenvolvidos com sucesso pela HeartGenetics.

“A HeartGenetics provou ter as competências para desenvolver novos testes genéticos e de software, tendo em consideração todo o processo de investigação e desenvolvimento”, enaltece Vittorio Grazioli, CEO do grupo ImpactLab. Para o CEO italiano essas capacidades “serão cruciais para o desenvolvimento futuro de testes genéticos acessíveis e serão fundamentais para o desenvolvimento de novos testes para o mercado de medicina preventiva”.

Enquanto principal acionista e apoiante da HeartGenetics desde o primeiro dia, a Armilar Venture Partners partilha também, no comunicado divulgado, o orgulho nas “conquistas da Ana Teresa Freitas e da sua equipa, ao nível da tecnologia e dos produtos, fundamentais para este acordo com a ImpactLab”, frisou Duarte Mineiro, Partner na Armilar Venture Partners.

O ImpactLab Group tem vindo a realizar várias aquisições no setor desde 2015 e a empresa portuguesa é a mais recente a juntar-se ao grupo que está empenhado em adotar as melhores opções que a biotecnologia e a bioinformática podem oferecer.

A HeartGenetics nasceu do conhecimento e vontade de inovar de docentes do Técnico, mas rapidamente conquistou a atenção nacional e mundial. Em 2015, seria considerada uma das 10 melhores startups de saúde a nível mundial, destacando-se como finalista entre 70 concorrentes de 17 países na Cimeira Mundial de Saúde de Berlim.

A spin-off do Técnico tem como objetivo utilizar a informação genética para melhorar a saúde e o bem-estar de todos. Detentora de uma rara combinação de competências, com reconhecimento internacional, nas áreas da biologia molecular, genética, informática e inteligência artificial, a HeartGenetics consegue extrair dados genéticos de uma simples amostra de saliva e gerar um relatório com informações muito úteis e de fácil interpretação.  Adicionando inteligência a estes dados genética, a empresa portuguesa mostra como estes podem ser usados na promoção da saúde e bem-estar, demonstrando as potencialidades da genética enquanto ferramenta de apoio ao desenho do nosso destino.