Campus e Comunidade

HeartGenetics é uma das vencedoras do Prémio HINTT

A spin-off do Técnico foi distinguida na categoria "Startup Innovation" pelo projeto “MyPharmaGenes”.

A HeartGenetics, uma das startups que integra a Comunidade IST Spin-off, foi premiada pela multinacional Glintt.  O Projeto “MyPharmaGenes” esteve na origem desta distinção e foi um dos  4 vencedores dos Prémios HINTT – Maturidade Digital, destacando-se por entre 10 finalistas.

Realizado a partir de uma amostra de epitélio bucal, o teste genético MyPharmaGenes é uma ferramenta única que garante uma terapêutica personalizada e eficaz e com redução de efeitos secundários e de toxicidade, assumindo-se como fulcral uma peça para a implementação de uma medicina personalizada. Este teste genético inovador e único na Europa, que chegou ao mercado em julho deste ano, concede ao médico e ao cidadão a informação necessária sobre a forma como o organismo responde a vários medicamentos em 5 áreas terapêuticas (Psiquiatria, Gestão da dor, Oncologia, Diabetes e Cardiovascular).

Além do teste, este projeto tem ainda o suporte de uma aplicação (app) a que o utilizador poderá recorrer sempre que comprar um medicamento.

Criada em 2013, a HeartGenetics é uma empresa que combina tecnologias genómicas com avanços computacionais sofisticados com o objetivo de desenvolver dispositivos médicos certificados, software e testes genéticos, que permitem integrar a informação da genética com o conhecimento que os médicos detêm sobre doenças, terapêuticas e recomendações clínicas.