Campus e Comunidade

“IEEE Outstanding MSc Thesis Award” volta a distinguir trabalhos com o cunho do Técnico

Os alumni Maria Teresa Parreira e Manuel Serra Nunes assinam os trabalhos distinguidos pela Secção Portuguesa do IEEE.

Maria Teresa Parreira, antiga aluna de Engenharia Biomédica, e Manuel Serra Nunes, alumnus de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, são os autores dos trabalhos distinguidos este ano com o “IEEE Outstanding MSc Thesis Award”. Atribuído desde 2020 pela secção Portuguesa do IEEE, o galardão tem como objetivo distinguir as melhores dissertações de mestrado realizadas em instituições de ensino superior portuguesas. Depois de no ano passado 4 trabalhos com o cunho do Instituto Superior Técnico terem sido premiados, o feito repete-se e dois trabalhos de excelência voltam a ser distinguidos na edição de 2021 do galardão.

O trabalho intitulado “Describing monolayer mechanoresponse from nuclear morphology and dynamics: a computational approach” da autoria de Maria Teresa Parreira foi distinguido na área técnico-científica Engineering in Medicine and Biology, and Signal Processing. A tese teve como foco a aplicação de métodos de processamento de imagem de microscopia para extrair conclusões relativas a biomecânica celular.  Para tal Maria Teresa Parreira contou com a orientação do professor João Sanches, docente do Departamento de Bioengenharia (DBE), e do professor Kris Dahl, docente do Departamento de Engenharia Química da Carnegie Mellon University.

“Muito resumidamente, concluímos que a presença de uma célula rígida num epitélio de células normais tem consequências significativas a nível da dinâmica celular individual e do tecido. Altera completamente o comportamento das células. Foi mais um passo para desvendar princípios de biomecânica celular, com efeitos a jusante no estudo de patologias como a fibrose”,  declara a autora do trabalho premiado. As técnicas de processamento de imagens de microscopia desenvolvidas no âmbito desta colaboração são atualmente usadas por ambos os laboratórios.

Salientando que “o projeto que culminou nesta dissertação foi uma colaboração entre dois países, duas universidades, dois departamentos e dois professores que nunca tinham trabalhado juntos”, Maria Teresa Parreira assume o “privilégio” de ter podido servir de ponte entre competências técnicas tão distintas. Esta distinção acaba por ser a cereja no topo do bolo reforçando “a importância e relevância deste tipo de colaborações na Ciência”.

Maria Teresa Parreira não está certa de quais os fatores distintivos da sua tese que poderão ter influenciado a conquista desta distinção, mas está convicta que deu o seu “melhor para conduzir um trabalho com rigor científico” e esforçou-se “por explicar o mesmo com clareza”.  “O acompanhamento dos meus orientadores foi fundamental”,  faz questão de evidenciar.  A alumna acredita, no entanto, que a publicação de um “artigo relativo ao trabalho desenvolvido na tese”, poderá ter influenciado a distinção por parte da Seção Portuguesa do IEEE.

A excelência que pautou o percurso académico de Maria Teresa Parreira não é segredo para ninguém e há poucos meses a graduada subiu mesmo ao palco do Salão Nobre do Técnico para receber o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo na categoria Young Alumna. Ainda que assuma que este reconhecimento externo do trabalho desenvolvido “tem sempre algum valor”, Maria Teresa Parreira não se deixa deslumbrar pelo mesmo e frisa que tem “colegas brilhantes que nunca receberam uma distinção formal, portanto acho que é necessário sempre ter em conta o valor relativo deste tipo de prémios”.  “Tenho a certeza que o Técnico produz dezenas de teses ‘outstanding’ por ano. Merecemos todos um saquinho de gomas só por ter conseguido terminar um mestrado nesta instituição”, declara  com um sorriso.

Também Manuel Serra Nunes experienciou há pouco tempo o sabor deste reconhecimento ao conquistar o prémio de melhor tese de mestrado nacional na área da robótica, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR). O trabalho intitulado “Action-conditioned disentanglement of agent and objects for video prediction in robotic tasks” volta agora a ser distinguido pela Seção Portuguesa do IEEE na área técnico-científica Robotics and Automation, and Computational Intelligence.

A dissertação de mestrado que contou com a orientação dos professores José Santos-Victor e Plinio Moreno López, e do investigador Atabak Dehban, foi desenvolvida no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa), e tem como foco a previsão de frames de vídeo utilizando modelos de deep learning.  Manuel Serra Nunes propõe um novo método para avaliar modelos de previsão de vídeo da perspetiva de um robô, isto é, pela capacidade que determinado modelo tem para ajudar um robô a planear as suas ações. Neste âmbito deste trabalho é ainda desenvolvido “um modelo de previsão de vídeo que se foca em prever separadamente os movimentos do agente – que podem ser facilmente previstos – e os movimentos de objetos externos, que são mais incertos e sobre os quais é desejável focar a capacidade do modelo”, tal como explica o alumnus.

Depois de se candidatar ao “IEEE Outstanding MSc Thesis Award” Manuel Serra Nunes não pensou mais no assunto, e uns meses mais tarde ao saber da vitória seria “apanhado de surpresa”, como confessa. “Fiquei muito feliz, claro, sobretudo por indicar que consegui partilhar o meu interesse no tema de forma clara o suficiente para despertar a curiosidade de outros, mas também que este tema poderá ser relevante no futuro da robótica cognitiva”, assume o antigo aluno.

Além de ser um reconhecimento do trabalho desenvolvido,  para o alumnus “este tipo de distinção é importante por encorajar os alunos a darem seguimento ao seu trabalho de investigação e a tentarem levá-lo mais longe”. No caso de Manuel Serra, no final do mestrado houve mesmo “muitas dúvidas” sobre que caminho tomar: rumar ao mercado de trabalho ou continuar a fazer investigação pura e dura. Apesar de ter optado por experienciar a vida no mundo empresarial, o antigo aluno não nega que estas distinções lhe dão “a confiança, que às vezes falta, para procurar o meu caminho na investigação”.