Prémio Científico IBM volta a distinguir trabalho de doutoramento do Técnico

Afonso Teodoro, antigo aluno de doutoramento, é o vencedor do Prémio Científico IBM 2018.

Pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Científico IBM reconhece o valor e o carácter disruptivo de uma tese de doutoramento do Técnico. Afonso Teodoro, antigo aluno de doutoramento do Técnico, é o autor de um estudo e de uma metodologia que ajuda a melhorar a informação que conseguimos extrair de imagens ou fotografias com uma nitidez reduzida. O prémio que a IBM atribui anualmente à comunidade científica nacional que trabalha na área computacional reconhece assim o contributo científico do estudo intitulado “Mixture Models for Inverse Imaging Problems – Going Beyond Denoising in a Plug-and-Play Fashion”, orientado pelo professor Mário Figueiredo.

“Ser contemplado com este prémio foi uma agradável surpresa”, começa por frisar Afonso Teodoro, que considera este galardão como “um ato de reconhecimento pelo trabalho que realizei ao longo destes quatro anos e uma prova de que o empenho acaba sempre por ser recompensado”. O trabalho que Afonso Teodoro desenvolveu tem como objetivo melhorar a informação que é possível extrair de imagens ou fotografias com pouca nitidez. “Fundamentalmente, tento [neste trabalho] estimar, a partir de uma imagem que está desfocada, com ruído, ou de baixa resolução, como seria uma versão limpa e mais rica da mesma”, explica o antigo aluno de doutoramento. “Para isso, desenvolvi uma metodologia que é aplicável a diversos tipos de degradação em imagens, como as que referi anteriormente, mas não só, e que produz resultados bastante interessantes do ponto de vista da qualidade final da imagem”, acrescenta ainda.

As aplicações do trabalho de Afonso Teodoro são imensas e podem ir desde a medicina à indústria e automação, passando pela segurança, agricultura, e atividades recreativas, etc. “Atualmente, com a quantidade de aplicações que têm por base a imagem, desde deteção automática de objetos ou pessoas, videovigilância, diagnóstico automático de exames médicos, entre outras, é importantíssimo garantir que estas têm a melhor qualidade possível. Caso contrário, podem comprometer tudo o que é feito posteriormente”, sublinha o vencedor do prémio IBM.

Com uma forte componente teórica e partindo de vários princípios da matemática e da estatística, o trabalho distinguido “emprega técnicas e metodologias que hoje em dia são enquadradas em áreas como a inteligência artificial, aprendizagem automática, e otimização”, como destaca o autor do mesmo.

Quando questionado sobre o que terá distinguido o seu trabalho dos restantes a concurso, Afonso Teodoro responde-nos com toda a coerência e humildade: “Não consigo responder sem ter lido os restantes trabalhos. No entanto, posso acrescentar que tentei sempre expor o meu trabalho da forma mais clara e intuitiva que conseguia”. “Apesar de o trabalho que desenvolvi ter imensos detalhes técnicos, e foram estes que considerei mais desafiantes, acho que é essencial não perder o foco e ter sempre presente aquele que é o objetivo final”, sublinha o alumnus do Técnico.

Depois de concluir o seu doutoramento, o vencedor do Prémio IBM aceitou o desafio de trabalhar como consultor de Sistemas de Inteligência Artificial, na Nimble Portal, uma empresa de consultoria que presta serviços de outsourcing a diversas empresas nacionais, em particular na Fidelidade, onde Afonso Teodoro se encontra neste momento a exercer funções. Fascinado pela investigação em si, Afonso Teodoro afirma que leva boas recordações dos tempos do doutoramento, tendo mesmo ponderado seguir uma carreira de investigação, mas “as oportunidades em Portugal são escassas”, afirma. “Para além disto, há muita indefinição na carreira e precariedade no emprego, o que desincentiva muitos possíveis candidatos, eu incluído”, conclui.

Afonso Teodoro receberá o prémio numa cerimónia que decorrerá na próxima terça-feira, dia 17 dezembro de 2019, no Técnico e que contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor.