Indústria paga propinas a todos os estudantes do 1.º ano de Engenharia de Minas e Recursos Energéticos do Técnico

Os estudantes que se matricularem no 1.º ano do curso de Engenharia de Minas e Recursos Energéticos do Técnico, no ano letivo 2024/25, terão propinas pagas por empresas do setor.

Empresas dos setores mineiro, rochas ornamentais e tecnológico para a área dos recursos minerais e da energia pagarão as propinas a todos os estudantes que ingressem no 1.º ano da licenciatura em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos do Instituto Superior Técnico, segundo o comunicado do Departamento de Engenharia e Recursos Minerais e Energéticos. Para além disto, o Departamento refere que, terminada a formação, os estudantes “têm à espera uma rede mundial de empresas e instituições com 100% de empregabilidade”.

A vice-presidente do Departamento, Amélia Dionísio, afirma que “os desafios da Transição Energética e da Transição Digital são tão globais, e a falta de engenheiros na área é tão sentida em todo o mundo, que as empresas do setor da energia e dos minerais em Portugal decidiram assumir a totalidade dos custos das propinas de todos os alunos de 1.º ano colocados nesta licenciatura no ano letivo 2024/25”.

Com esta medida, pretende-se aumentar o número de engenheiros na área, atrair talento e responder às necessidades das empresas e aos desafios societais de que é exemplo a transição energética imposta pelas alterações climáticas.