Inovação – a oportunidade do ensino moderno

A experiência do professor Vijay Kumar refletiu-se na sua palestra, onde partilhou ideias, episódios e reiterou a sua convicção de que é determinante mudar readaptar as técnicas de aprendizagem aos tempos modernos.

Retomaram-se, esta terça-feira, 24 de outubro, as palestras organizadas entre a Embaixada Americana em Lisboa e o Instituto Superior Técnico (IST/ACorner). Nesta primeira sessão do ano letivo de 2017/2018, o convidado de honra foi o professor M.S. Vijay Kumar, Associate Dean, Open Learning & Executive Director J-Wel Massachussets Institute of Tecnology (MIT). Cheio de convições e ideias, frutos de uma carreira dedicada às novas estratégias de ensino, o professor partilhou, com uma audiência muito atenta, as potencialidades da aprendizagem digital.

As novas tecnologias -onde vêm ganhando terreno a inteligência artificial e a robótica- e o seu impacto e potencial num ensino cada vez mais flexível e digital foram explorados pelo professor Vijay Kumar. Explicando a importância de ter em conta o público alvo e o que “estamos a ensinar”, o professor vincou várias vezes o que diferencia um professor: “um bom professor é aquele que trabalha individualmente com cada um, orientando-os para o caminho mais fácil”.

Recorrendo a vários exemplos e histórias de sucesso de modelos de aprendizagem inovadores que surtiram “efeitos surpreendentes”, o docente do MIT ia salientando e demonstrando os benefícios da aprendizagem sempre acoplada à prática. E como bem realçou “a tecnologia é o nossa melhor aliada neste caminho”.