Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana distingue trabalhos de doutoramento de alumni do Técnico

João Appleton e Mafalda Pacheco foram dois dos distinguidos com o prémio Nuno Teotónio Pereira.

O arquiteto João Appleton, professor convidado e antigo aluno de doutoramento do Técnico, foi um dos galardoados com prémio Nuno Teotónio Pereira, pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), pela Tese “A Avenida Almirante Reis, Uma História Construída do Prédio de Rendimento em Lisboa”. Também a investigadora do Center for Innovation in Territory, Urbanism, and Architecture(CITUA) e alumna de doutoramento do Técnico conquistou uma menção honrosa na área temática: Habitação e Modelos de Habitar, variante Tese de Doutoramento.

Na origem do galardão entregue ao arquiteto João Appleton está a tese de doutoramento “A Avenida Almirante Reis, uma história construída do prédio de rendimento em Lisboa”, e desenvolvida no âmbito do programa de doutoramento em Arquitetura. O trabalho académico foi realizado sob a orientação dos professores João Vieira Caldas e Teresa Valsassina Heitor, e reflete sobre o mercado de arrendamento na cidade de Lisboa e o processo de desenvolvimento da cidade, tendo como exemplo a emblemática Avenida Almirante Reis.

Por sua vez, o trabalho da arquiteta Mafalda Pacheco, intitulado  “FUZETA – Um núcleo urbano piscatório singular”, também realizado no âmbito do programa de doutoramento em Arquitetura e sob a orientação do professor João Caldas, foi distinguida com uma Menção Honrosa.

A cerimónia de entrega das distinções do Prémio Nuno Teotónio Pereira decorreu no dia 26 de setembro de 2019 no Museu da Água, em Lisboa. O galardão pretende incentivar estudantes universitários e investigadores para as temáticas da habitação e da reabilitação urbana na pesquisa de novas abordagens e apresentação de soluções suscetíveis de contribuir para o desenvolvimento do setor, e ainda divulgar estudos e trabalhos que, pelas suas características, sirvam de referência para outros estudos, para orientar práticas ou apoiar políticas setoriais.