Tese de Doutoramento em Arquitetura do Técnico vence prémio André Jordan

A tese de Doutoramento “A Avenida Almirante Reis, uma história  construída do prédio de rendimento em Lisboa” da autoria de João  Appleton, e desenvolvida no âmbito do Programa de  Doutoramento em Arquitetura. O trabalho académico, realizado sob a orientação dos professores João Vieira  Caldas e Teresa Valsassina Heitor, venceu o prémio ANDRÉ JORDAN Edição 2018 – Investigação em Economia das Cidades,Turismo e Imobiliário – na categoria principal: teses de Doutoramento e Artigos Científicos. Tal como o próprio título revela, o trabalho reflete sobre o mercado de arrendamento na cidade de Lisboa e o processo de desenvolvimento da cidade, tendo como exemplo a emblemática Avenida Almirante Reis.

“Trata-se de uma tese sobre os ‘prédios de rendimento’ lisboetas, que correspondem ao encontro entre um modelo económico (o da habitação como produto financeiro) com um tipo arquitetónico (o do edifício de habitação plurifamiliar)’, explica João Appleton. “O prédio de rendimento dominou a construção na capital durante mais de duzentos anos e, por isso, preenche uma parte importante do tecido urbano do seu centro”, acrescenta. O trabalho académico permitiu confirmar que “apesar da quase cópia das mesmas plantas e alçados, na realidade existe uma enorme diversidade de soluções, por exemplo, no que se refere aos acabamentos e sistemas construtivos”, refere o antigo aluno do Técnico. “Isto dificulta muito a tipificação das intervenções e, para que estas sejam rigorosas, obriga ao estabelecimento de métodos e processos de intervenção adequados a cada casa”, evidencia ainda o autor.

O prémio André Jordan vai já na sua quinta edição e registou este ano um número recorde de candidaturas, entre as quais estavam 15 teses de doutoramento. Além de universidades nacionais, estiveram em competição trabalhos académicos de universidade Internacionais, nomeadamente de Turim, Sevilha, Goiás e Memphis. Perante a fantástica concorrência, João Appleton considera que terá feito a diferença “a atualidade do tema, mas também o facto de o trabalho corresponder a uma visão arquitetónica sobre o assunto, ou seja, que consegue integrar questões relativas à imagem, à tipologia, e à construção”.

Na edição anterior o prémio veio também para o Técnico, distinguindo-se a tese de doutoramento de António Carvalho no âmbito do Programa de Doutoramento em Arquitetura, sob a orientação dos professores Teresa Valsassina Heitor e António Reis Cabrita (LNEC) e intitulada “Habitação para Idosos em Lisboa: de coletiva a assistida. O caso de Alvalade”.