Campus e Comunidade

IST Press publica 5.ª edição do livro “Arquitectura de Computadores: Dos Sistemas Digitais aos Microprocessadores”

A IST Press publicou a 5.ª edição do livro “Arquitectura de Computadores: Dos Sistemas Digitais aos Microprocessadores”, de Guilherme Arroz, José Monteiro e Arlindo Oliveira, n.º 19 da Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia.

Este livro foi desenvolvido com o objetivo de apoiar o ensino de disciplinas introdutórias, ao nível do ensino superior, nas áreas dos sistemas digitais e das arquiteturas de computadores.

A abordagem proposta nesta obra proporciona uma visão realista dos processadores como sistemas físicos, que têm de obedecer a numerosas restrições e compromissos impostos por diversos fatores. É, por essa razão, a mais adequada para alunos de áreas de Engenharia que exijam conhecimento específico da tecnologia dos processadores, tais como as áreas das engenharias Eletrotécnica, Informática, Eletrónica, de Telecomunicações, Aeronáutica e Mecatrónica, entre outras.

Além do texto propriamente dito, é disponibilizado um conjunto de materiais de apoio, que incluem um assembler e um simulador para uma arquitetura descrita no livro, o Pequeno Processador Pedagógico P3, uma placa com uma implementação deste processador ligado a um número de periféricos e diverso material pedagógico adicional.