JEQ catalisam o futuro

O programa das Jornadas de Engenharia Química tem cada vez mais em conta as necessidades futuras dos alunos.

A trigésima edição das Jornadas de Engenharia Química (JEQ), as mais antigas do Instituto Superior Técnico, contempla várias novidades. Entre relatos de antigos organizadores, workshops, palestras com conceituados nomes da área, visitas de estudo ou até sessões de “entrevistas relâmpago”, são várias as atividades oferecidas aos participantes.

A professora Teresa Duarte, presidente do Departamento de Engenharia Química, presente na sessão inaugural, destacou “o programa aliciante e variado” e que reflete bem “que a engenharia do Técnico está aqui para mostrar o que é a engenharia química em Portugal”. A mesma ideia foi corroborada pelo Vice-presidente do Técnico para a Gestão Administrativa e Financeira, Luís Castro, que afirmou que à semelhança do que aconteceu “no passado, em que estas jornadas fizeram história, e inspiranram outros alunos, espera-se que assim continue a ser”.

A “Excelência e progresso”, temas do primeiro painel, chegaram pela voz de antigos alunos e organizadores das JEQ, hoje com promissoras carreiras. A experiência e a polivalência, que a passagem pelo Técnico lhes conferiu, foram partilhadas pelos oradores.

Nuno Lucas, atualmente consultor de estratégica da Jerónimo Martins, foi o primeiro alumni a dar o testemunho. Ele que há catorze anos fez parte da organização das jornadas, destacou algumas das diferenças: “Noto uma diferença muito interessante, com um foco nos alunos e no desenvolvimento pessoal e profissional”. Ao longo do percurso profissional que acabou desde cedo por se distanciar da Engenharia Química e principalmente no início, agarrou-se “muito às valências que levei do Técnico”, afirma. “A minha passagem por aqui deu-me métodos, estruturação, espírito crítico e organização. Desenvolveu a versatilidade que me acompanha até hoje”, acrescenta.

Ás tradicionais palestras que contam com oradores das mais variadas áreas e de prestigiadas instituições – entre as quais a GALP, EDP e Amorim ou os institutos Imperial College e Petroleum Institute de Abu Dhabi- segue-se um “speed dating”, um momento mais informal com os oradores convidados, onde qualquer pergunta é bem -vinda.

Seguindo o lema – “Catalisando o Futuro”-  que tão bem retrata as JEQ surgem ,ainda, os Workshops de linguagem corporal ou marketing pessoal, que segundo a organização têm vindo a conquistar um grande número de inscrições.