As Jornadas Europeias do Património Cultural (JEP) 2018 não foram esquecidas no Técnico. Indo ao encontro daquele que era o mote do evento – “Partilhar Memórias”- escolhido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia, o Serviço Educativo dos Museus do Instituto Superior Técnico criou, na passada sexta-feira, 28 de setembro, no Museu de Engenharia Civil, um programa que celebrou o evento internacional fazendo jus ao tema do mesmo.
No centro das atividades organizadas esteve a exposição “Desenho técnico no Técnico 1911-2018”, patente no Museu de Engenharia Civil desde o passado mês de julho. “Esta exposição tem um peso simbólico na memória da escola, estando diretamente relacionada com a nossa história, e por isso consideramos que se enquadrava nesta iniciativa”, vinca Natália Rocha, responsável pelo Serviço Educativo dos Museus do Técnico. As atividades distribuíram-se ao longo do dia, e além das visitas guiadas pelo professor Nuno Matos e pelo arquiteto Duarte Marques Nunes, comissário da exposição, realizou-se também a palestra: “Desenho Assistido por Computador: Do desenho em papel à realidade virtual, passando pelo CAD 2D e modelação 3D”, conduzida pelo professor João Pereira Dias. “As pessoas foram passando ao longo do dia, a adesão não foi proporcional aquilo que queríamos, mas conseguimos trazer público novo para o museu, e é esse o nosso foco”, destacou a responsável pelo Serviço Educativo dos Museus do Técnico. “A nossa missão é trazer a população do Técnico e o público em geral para estes espaços cheios de história. Há muita coisa para descobrir nos museus do Técnico”, assinala de seguida, deixando o convite a quem ainda não conhece a riqueza do património que estes museus albergam.
As JEP estenderam-se entre sexta-feira e domingo da semana passada, 28 a 30 de setembro, congregando um total de 1200 iniciativas promovidas por 800 entidades públicas e privadas.