JUNITEC revalida título de Júnior Empresa Mais Inovadora

A Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico foi uma das vencedoras dos “JeniAL Awards 2020”.

A Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico (JUNITEC) voltou recentemente a ser eleita como a “Júnior Empresa Mais Inovadora” a nível nacional . Os “JeniAL Awards 2020” foram atribuídos num evento digital, que se realizou no passado dia 2 de maio. Assumindo o “enorme orgulho” sentido pela equipa perante esta distinção, Tomás Bogalho, vice-presidente da JUNITEC, salienta que “este é um prémio que tem como objetivo destacar a Júnior Empresa que apresenta o grau mais elevado de inovação, tanto nos projetos externos como nos processos internos”. Um facto que para o vice-presidente da JUNITEC torna este prémio uma validação de “todo o trabalho e da constante dedicação que os nossos membros põem naquilo que fazem, e no modo inovador como o fazem”.

Esta é o segundo ano consecutivo que a JUNITEC arrecada o título de “Júnior Empresa Mais Inovadora”, o que o torna ainda prestigiante, como denota Tomás Bogalho: “vencer este prémio uma vez é ótimo, mas vencer dois anos seguidos é de facto a prova que a própria missão e visão da JUNITEC estão assentes em princípios que priorizam a inovação e o empreendedorismo”. “Num meio tão competitivo e cada vez mais exigente, receber esta distinção pelo segundo ano consecutivo é algo que nos deixa muito orgulhosos e satisfeitos”, complementa o aluno do Técnico.

Divididos em cinco categorias, os JeniAL Awards pretendem distinguir os  exemplos de boas práticas dentro destas incubadoras de talento, desde as conquistas aos objetivos alcançados, passando pelos resultados conquistados, e não esquecendo o empenho, comprometimento, excelência e o rigor das suas equipas. De acordo com Tomás Bogalho esta é uma competição cada vez mais exigente, quer pelo aumento do número de Júnior Empresas , quer pela qualidade das mesmas, algo que segundo o vice- presidente da JUNITEC, “só nos faz trabalhar mais e melhor, e em última instância, nos faz sentir ainda mais prestigiados por tal reconhecimento”.  “Sendo a JUNITEC a Júnior Empresa mais antiga do país, é bastante interessante avaliar o crescimento do movimento júnior empresário a nível nacional e identificar o aumento expressivo na qualidade do trabalho que é feito”, frisa ainda.

Questionado sobre se o facto de terem sido considerados recentemente a Júnior Empresa mais Empreendedora da Europa pode ter influenciado a atribuição deste “JeniAL Award”, Tomás Bogalho é categórico ao frisar que apesar de a distinção europeia ter sido “um dos pontos altos deste ano”, estes são prémios completamente distintos e com métricas de avaliação bastante diferentes. “Embora a distinção como Júnior Empresa mais Empreendedora da Europa seja algo que nos destaca no panorama júnior empresário internacional, não deve ser um parâmetro a ter em consideração na avaliação das candidaturas dos prémios nacionais”, sublinha o vice-presidente da JUNITEC.  Por outro lado, o aluno do Técnico acredita que o galardão entregue pela Júnior Enterprises Europe  “foi essencial para aumentar a motivação dos nossos membros, o que acaba por se refletir não só na qualidade da nossa atividade, mas também no seu reconhecimento”.

Ainda que importantes e estimulantes, a conquista destes galardões não é o foco da equipa da JUNITEC como salienta o vice-presidente: “não acreditamos em trabalhar pelos prémios, mas sim com base nos valores e princípios que nos guiam”. Para Tomás Bogalho, esta distinção é “uma confirmação de que estamos a dar os passos certos para um futuro inovador e com inúmeras oportunidades”. “Os tempos mudam e as tecnologias evoluem, mas na JUNITEC a inovação é uma prioridade. Sempre foi e sempre será”, adiciona ainda.

E porque em tempos excecionais como os que se vivem, esta capacidade de inovar e a união que se vive destas Júnior Empresas são armas poderosas quisemos saber como tem esta equipa contornado as dificuldades impostas pela COVID-19. “Temos a sorte de contar com uma estrutura incrível que está a fazer tudo o que está ao seu alcance para minimizar os efeitos negativos desta pandemia na nossa atividade”, destaca o vice-presidente, salientando que a maior parte dos projetos está a ser executado de forma remota. “Por outro lado, acreditamos que a componente humana que é intrínseca à realidade da JUNITEC tem sido fortemente afetada com a situação atual, e é nesse sentido que temos de trabalhar de modo a preservar uma estrutura forte, unida e com vontade para continuar a inovar”, remata.