JUNITEC eleita Júnior Empresa Mais Promissora da Europa

A  JUNITEC voltou a estar na lista de vencedores dos JEE Excellence Awards sangrando-se, este ano, a Júnior Empresa Mais Promissora da Europa.  Esta é a segunda distinção internacional conquistada pela JUNITEC que no ano passado conquistou o galardão de “The Most Entrepreneurial Junior Enterprise” [Júnior Empresa mais Empreendedora da Europa]. Desta vez, a equipa de alunos trouxe para o Técnico o prémio que distingue a júnior empresa que mais cresceu no último ano e que simultaneamente apresenta um maior potencial de crescimento futuro. A vitória foi anunciada na edição Winter Conference 2021, que decorreu no passado fim de semana.

João Alves, presidente da JUNITEC, é o porta-voz da emoção com que a equipa recebeu este prémio. “Ao longo da nossa atividade e, falando mais especificamente deste último ano, a equipa tem estado muito motivada e focada na sua missão. A demonstração de maturidade e elevada performance em tudo o que se tem feito é um reflexo da proximidade que temos, do empenho e alinhamento de ideias e responsabilidades”, afirma o aluno do Técnico. Talvez, por estarem tão cientes do valor do trabalho desenvolvido, a equipa de alunos não tenha sido apanhada de surpresa por esta vitória, mas ainda assim tenha sido invadida pelo orgulho natural de uma conquista deste nível.

A JUNITEC – também finalista na categoria” “The Most Entrepreneurial Junior Enterprise” –  lutou pela vitória  numa ronda de “pitches”.   A equipa focou-se “essencialmente em apresentar de forma clara o enorme crescimento que a JUNITEC tem sentido nos últimos anos, bem como a robustez estratégica que o tem suportado e que garantirá a sua continuação”, recorda João Alves.  Na categoria,  em que acabou por se sagrar vencedora, a equipa do Técnico competiu com a JEMP, a Júnior Empresa do Politécnico de Milão. “Este ano a competição foi bastante intensa, com várias Júnior Empresas a competirem pelo reconhecimento das suas atividades”, denota João Alves.

Apesar de acreditar que o ‘pitch’ teve algum peso na decisão final “por estar bem estruturado, e demonstrar efetivamente o nível de atividades que realizamos” o aluno do Técnico acredita que aquilo “que verdadeiramente nos distinguiu foi a demonstração de um inigualável crescimento exponencial transversal a todas as áreas da JUNITEC”. “Conseguimos mostrar uma evolução muitíssimo significativa no número de projetos de consultoria, no desenvolvimento do nosso programa de aceleração, no alcance do TecStorm e ainda na estruturação de atividades e oportunidades internas, tendo tudo isto culminado numa adaptação estratégica muito positiva a este novo paradigma em que vivemos”, vinca o aluno.

Este galardão acaba por se assumir como um estímulo extra para uma “equipa motivada por natureza, com elementos muito carismáticos e empreendedores”, e na qual “a vontade de continuar a fazer mais e melhor são uma constante”, como destaca João Alves.

Um fim de semana “memorável”

Além desta conquista, o passado fim de semana, 27, 28 e 29 de fevereiro,  ficou marcado por outras alegrias. A  este galardão e a mais uma edição de sucesso do TecStorm, juntou-se  a notícia de que a JUNITEC está nomeada como finalista de 4 dos 5 prémios atribuídos pelo Movimento Júnior Português, os jeniAL Awards 2021. A Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico é finalista nas categorias de Projeto do Ano, Júnior Empresa Mais Socialmente Responsável, Júnior Empresa Mais Inovadora e Júnior Empresa do Ano.

A JUNITEC é a detentora do título de Júnior Empresa Mais Inovadora a nível nacional, tendo vencido o galardão nos dois últimos anos.