Junta de Freguesia do Areeiro e Técnico parceiros em prol da melhoria da qualidade de vida da comunidade local

Como resultado desta parceria surge o Programa AreeiroEmpreende, lançado pelo Gabinete de Inserção Profissional da JFA, que pretende apoiar até cinco projetos com origem no Técnico.

A Junta de Freguesia do Areeiro (JFA) e o Instituto Superior Técnico assinaram na passada sexta-feira, 12 de outubro, um protocolo de colaboração mediante o qual a primeira entidade se predispõe a apoiar a implementação de projetos empreendedores desenvolvidos pelos alunos da Escola.

O Programa AreeiroEmpreende, lançado pelo Gabinete de Inserção Profissional da JFA, irá apoiar ideias que se encontrem numa fase embrionária, que se revelem suscetíveis de se transformarem num negócio e que acima de tudo que tragam mais-valias à comunidade local.  O programa encontra-se direcionado para projetos em áreas estratégicas como o envelhecimento ativo; saúde na 3ª idade/geriatria; mobilidade; cidades inteligentes/cidades ecológicas; comércio local; serviços autárquicos; e participação cívica e comunitária. Além do apoio monetário concedido, no valor de 5000 euros, cada projeto selecionado terá a possibilidade de negociar parcerias no território para a implementação do projeto. No total, um máximo de cinco ideias do Técnico irão ser distinguidas no âmbito deste programa.

Na assinatura do protocolo, o presidente da JFA reiterou a sua convicção de que “resultará desta parceria um projeto com vantagens para a freguesia”. Por sua vez, o presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, frisou que “quando se apresenta este tipo de desafios a uma comunidade diversa e empreendedora como a do Técnico acabam por surgir ideias muito interessantes e promissoras”.