A sessão de lançamento do programa Lab2Market@Técnico 2019, que decorreu no passado dia 26 de fevereiro, ficou marcada por três momentos chave: uma análise do impacto do passado, a partilha de testemunhos de quem dele usufruiu e, claro, a apresentação do que se segue.
A viagem no tempo e em torno das motivações que levaram à criação deste programa de aceleração a cargo dos mentores do programa: António Brandão Vasconcelos, chairman da consultora Everis e o professor Luís Caldas de Oliveira, vice-presidente do Técnico para o Empreendedorismo e Relações Empresariais. A partir de ambos foi sendo relembrada a ligação Everis/Técnico, assim como os 7 anos de existência do programa- recordando-se os vários modelos em que o mesmo funcionou e as muitas equipas que beneficiaram ao longo das várias edições- assim como as alterações que foram sendo feitas e que tornam hoje em dia este um programa diferente.
Nada melhor para retratar os resultados conseguidos do que o testemunho de quem deles usufruiu e por isso mesmo foi dada a palavra a dois dos beneficiários deste programa em edições passadas: Diogo Caetano e Bruno Gonçalves, cada com uma experiência bastante distinta do outro. Para o Diogo Caetano, atualmente aluno de doutoramento no Técnico, o programa surgiu numa “fase de decisão sobre o seu futuro académico e profissional”, relembrando que todas as questões levantadas durante o programa se revelaram totalmente acertadas e adequadas, e que o próprio jamais saberia colocar sem este treino. No caso do Bruno Gonçalves, investigador do Técnico, a experiência foi um pouco diferente, mas permitiu-lhe, no entanto, ter uma visão diferente da sua tecnologia e do mercado que a envolve.
A encerrar a sessão, e porque haveria sido esse o propósito central da mesma, foi apresentado o Lab2Market@Técnico 2019. Além de uma clara explicação sobre em que consistirá o mesmo, e da referência a alguns detalhes preciosos para as candidaturas, foi também assinalada a abrangência deste programa quer a nível das áreas quer dos estágios de desenvolvimento dos projetos.
A apresentação do modelo em que funcionará esta edição ficou a cargo de Enrique Abad Pérez (Everis/I-deals) que fez questão de destacar que objetivo do programa passa pela “promoção das perguntas certas às equipas participantes, explorando as diferentes e potenciais aplicações, trazendo às equipas a visão do mercado, e apoiando a preparação de pitchs para o sucesso dos projetos”.
Recorde-se que as candidaturas para o programa Lab2Market@Técnico 2019 já se encontram abertas e estão disponíveis até ao próximo dia 17 de março.