Campus e Comunidade

Leituras de verão: uma visita à estante do professor Pedro Coelho

Ao longo das próximas semanas iremos partilhar através de uma série de artigos as sugestões de leitura de verão de alguns docentes do Técnico.

O professor Pedro Coelho, presidente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) partilhou as suas sugestões de leitura para este verão.

A primeira sugestão de leitura do presidente do DEM é um romance do autor angolano Pepetela, pseudónimo de Artur Pestana, que o docente considera “um dos expoentes máximos da literatura lusófona contemporânea, e que através da obra “Predadores” apresenta “uma crítica mordaz da sociedade Angolana após a independência”.

“A subserviência ao partido e os meandros da corrupção são a chave para o outrora ignorado, mas arguto e ávido, Vladimiro Caposso enriquecer e subir na vida. Até que outros (predadores), mais poderosos, se interpõem e interrompem essa espiral ascendente”, descortina o docente do Técnico, instigando-nos a vontade de saber mais.

Também a obra de Isabel Allende “Inés da minha alma” surge no leque de preferências literárias do investigador do IDMEC. A história fascinante e a força da narrativa estão entre os motivos desta escolha.

“Esta obra tem como pano de fundo a conquista da América do Sul pelos Espanhóis. Inés, a protagonista, é uma mulher enérgica e aventureira, como na maioria das obras da autora, que se apaixona por Pedro de Valdívia, acompanhando-o na conquista do Chile”, narra o professor Pedro Coelho. “A prosa magnífica de Isabel Allende, que se enquadra na escola do realismo mágico, prende o leitor neste romance épico onde a História, a ação e o amor se entrelaçam numa vertiginosa incursão por terras até então desconhecidas no Ocidente”, adiciona ainda.

Abraham Pais é um dos mais reputados físicos teóricos do mundo e um dos fundadores da física das partículas. Desde 1978 focou a sua sapiência na história da ciência, sendo autor de várias obras neste campo, entre as quais está a obra sugerida pelo professor Pedro Coelho: “Os génios da ciência”.

O autor “apresenta nesta obra a biografia de 16 cientistas com quem conviveu, desde o próprio Albert Einstein e de outros nomes incontornáveis da Física do século XX, como Niels Bohr ou Paul Dirac, até outros desconhecidos para os não especialistas”, explica o docente.  “Sem descurar o testemunho pessoal do autor, e incluindo histórias pessoais dos biografados, este livro oferece uma perspetiva enriquecedora do caminho sinuoso do desenvolvimento científico e do progresso notável  da Física no século passado”, realça, de seguida, o professor Pedro Coelho.