Leituras de verão: uma visita à estante do professor Leonel Sousa

Ao longo das próximas semanas iremos partilhar através de uma série de artigos as sugestões de leitura de verão de alguns docentes do Técnico.

O professor Leonel Sousa, presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica  e de Computadores (DEEC) e investigador do INESC-ID partilhou as suas sugestões de leitura para este verão.

Relacionado com a sua área científica e com uma vertente mais técnica, o presidente do DEEC está a ler a obra de Michael A. Nielsen e  Isaac L. Chuang, “Quantum Computation and Quantum Information”,  10th Anniversary Edition, Cambridge University Press (2010).

“A computação quântica é um novo paradigma de computação, baseada na física quântica, que pode revolucionar os algoritmos, as arquiteturas e os sistemas computacionais.  Este é um dos primeiros livros, cuja 1.ª edição data de 2000, que tem resistido ao tempo como uma das melhores obras computação e informação quântica. Aconselho a quem esteja interessado em apreender os conceitos e as bases deste novo paradigma da computação”.

Na lista de sugestões do docente do Técnico consta também o ensaio de David Runciman, de “How Democracy Ends”, Profile Books (2018). O professor Leonel Sousa leu a edição inglesa, aconselha a leitura e explica porquê:

“É um ensaio que analisa a situação atual da democracia numa perspetiva histórica, de longo prazo. A democracia vive uma espécie de ‘crise de meia-idade’, o tempo atual não é a repetição de crises vividas há 70 anos, na 2.ª guerra e no pós-guerra, a democracia regenera-se e aquilo que uma visão de curto prazo pode considerar o fim da democracia pode significar o início de uma nova era que a própria democracia proporciona. Uma visão mais otimista do mundo do que aquela que o título faz prever”, afirma o investigador do INESC-ID.

Neste momento,  o presidente do DEEC está a ler um romance e confessa-se rendido à obra “Love”, da escritora Toni Morisson, Alfred A. Knopf (2003).

“Um romance de uma escritora, professora universitária e Prémio Nobel. Uma história muito intensa, com duas mulheres no centro, de afetos extremados, longe de ser linear. Em algumas passagens, a escrita roça a perfeição”, comenta o docente do Técnico.