Campus e Comunidade

LxMLS atrai participantes de todos os continentes

Durante uma semana, a iniciativa foi o ponto de encontro entre investigadores e estudantes de linguagem natural e linguística computacional.

Terminou na passada quinta-feira, 18 de julho, mais uma edição da Lisbon Machine Learning School (LxMLS). Durante uma semana, o Técnico foi palco de muita aprendizagem, troca de conhecimento e sobretudo muito entusiasmo em torno das áreas de Inteligência Artificial e Machine Learning. Para participar na iniciativa vieram de vários cantos do mundo investigadores, estudantes de pós-graduação, cientistas da computação e profissionais da indústria com ligação a estas matérias. Através de várias palestras e inúmeras atividades práticas, os participantes tiveram oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos, apresentar o trabalho que realizam e ainda usufruir de muitas oportunidades de networking.

Pelo 9.º ano consecutivo, a LxMLS voltou a ser marcada com o carimbo do sucesso quer pelos participantes que cativou, quer pelo conhecimento que ajuda a disseminar. Foram mais de 180 os participantes, selecionados por entre mais de 680 candidatos. “Contámos também com cerca de 27 monitores que deram apoio nas sessões de laboratório. A maioria destes monitores foram participantes em edições anteriores da LxMLS”, assinala o professor Mário Figueiredo, docente do Técnico, investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), e um dos organizadores do evento. “A maioria dos participantes são estudantes de mestrado ou doutoramento, mas mais de 30 participantes vêm de empresas”, salienta ainda. A iniciativa conta com participantes de todos os continentes, sendo a Alemanha o país estrangeiro com mais representantes. “Tivemos também pessoas de países distantes, como a Etiópia, a África do Sul e a Austrália”, partilha o investigador do IT.

O programa do evento não podia ter sido melhor estruturado, conjugando na medida certa a teoria e a prática, com manhãs dedicadas a ouvir conceituados especialistas, e tardes muito práticas centradas em sessões laboratoriais e onde os conhecimentos são testados em casos reais. O programa desta 9.ª edição contou com nomes como André Martins( Head of research da Unbabel), Bhiksha Raj (docente da Carnegie Mellon University), Slav Petrov (research director da Google) e Xavier Carreras (research scientist da dMetrics).
Um dos pontos altos do evento foi- e como vem sendo habitual – o Demo Day, que teve lugar na passada segunda-feira, 15 de julho,através do qual os participantes tiveram oportunidade de interagir com empresas e instituições de investigação destas áreas, rodeados por um ambiente entusiasta e muito tecnológico. Além de expandir a rede de contactos, o Demo Day assumiu-se como uma ótima oportunidade para expandir redes de contactos e conhecer vários tipos de soluções e produtos na área da IA e Machine Learning.  A Farfetch, a Jungle.ai, a Feedzai e a Outsystems são apenas algumas das empresas que marcaram presença no encontro.

No último dia do evento, 18 de junho, a atenção dos participantes foi cativada por Stefan Riezler, docente da University of Heidelberg, que partilhou o seu conhecimento sobre “Aprendizagem por reforço”. Um dos tópicos tocados pelo orador foi a Neural Machine Translation (NMT), uma tecnologia de tradução com inteligência artificial. “Os sistemas NMT comerciais tentam evitar o risco mostrando apenas a tradução mais provável para os usuários”, evidenciava o docente. O orador explicava, posteriormente, de que forma e qual o tipo de feedback dos utilizadores, relativamente às traduções automáticas, pode ser usado para melhorar os resultados apresentados. De computador ao colo, muitos participantes não resistiam em tirar notas ou ir testando algumas dicas facultadas pelo orador.

O sucesso e a adesão crescentes à LxMLS são em parte, segundo o professor Mário Figueiredo, resultantes do “interesse crescente pela inteligência artificial e a aprendizagem automática”, mas claro “também certamente, e mais ainda, devido ao grande prestígio da iniciativa, que é já bastante conhecida internacionalmente”, salienta. Este prestígio internacional e a rede de contactos internacionais dos organizadores, acaba por facilitar também o convite do conceituado leque de oradores que  dominam o programa. Naturalmente, isto é uma importante mais-valia, quer em termos da qualidade dos conteúdos, quer em termos de visibilidade e atratividade”, destaca ainda o professor Mário Figueiredo.

Esta edição da LxMLS foi organizada conjuntamente pelo Técnico, o Instituto de Telecomunicações (IT), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), Unbabel, Priberam Labs e também a Feedzai. Os patrocinadores da iniciativa decidiram, este ano, financiar a presença de cerca de 20 estudantes que revelem interesse e potencial nestas áreas, e não disponham de meios para financiar a participação. “Tivemos quase 20 bolsas financiadas por patrocinadores, com especial relevo para a Google que financia 10 bolsas”, assinala o professor Mário Figueiredo, frisando ainda que estas bolsas se assumem como uma forma de “trazer à LxMLS muitas pessoas que, sem este apoio, se veriam privadas de participar”.