Manuela Veloso e Mariana Araújo vencem Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo

O Técnico criou o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo como forma de promover o seu exemplo como Engenheira, alumna, e líder nacional.

O Júri, presidido pelo professor Arlindo Oliveira, decidiu atribuir, por unanimidade o prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, na categoria Role Model à engenheira Manuela Veloso “pelo valor das suas contribuições científicas, forte projeção internacional e a forte ligação que tem mantido a Portugal e ao Instituto Superior Técnico, desde a sua graduação em Engenharia  Eletrotécnica e de Computadores no IST, como professora da Universidade de Carnegie Mellon e na sua atual posição de Diretora do Departamento de Investigação em Inteligência Artificial do J. P. Morgan”.

Já na categoria Young Alumna do concurso a vencedora foi Mariana Araújo “em reconhecimento do seu percurso académico exemplar, do envolvimento em atividades científicas inseridas na comunidade do IST e da sua notável progressão académica, que culminou na sua dissertação de mestrado em Engenharia Física Tecnológica intitulada Phenomenology of a single right-handed neutrino seesaw model, com uma classificação final de dezanove valores”.

O júri do prémio é constituído pelo prof. Luís Oliveira e Silva, prof.ª Raquel Aires de Barros, prof.ª Helena Geirinhas Ramos, prof.ª Ana Paiva, prof.ª Ana Póvoa, prof.ª Isabel Sá Correia, prof. João Ramôa Ribeiro, prof.ª Maria da Graça Carvalho, eng.ª Isabel Vaz e prof. José Canôngia Lopes.

O Técnico criou o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo como forma de promover o seu exemplo como Engenheira, alumna, e líder nacional com papel determinante e impacto na sociedade portuguesa.