Campus e Comunidade

MOOC Técnico na Open Education Global 2019

Além da apresentação de um papper, a participação na conferência serviu para promover a partilha de competências e o debate em torno das ferramentas de trabalho nesta área.

Na passada semana, a equipa MOOC Técnico participou na conferência internacional Open Educational Global 2019, em Milão, onde apresentou um paper na categoria “Work in progress”, intitulado “Why flipping the class does not always work?”. “Esta conferência pretendeu enfatizar a relevância de se promover uma educação baseada numa conceção ‘aberta’”, explica Alexandra Gomes, coordenadora pedagógica da equipa. De acordo com Alexandra Gomes o evento deu resposta ao seu objetivo primordial, “sugerindo diversas formas de se promover iniciativas e desenvolver recursos abertos e acessíveis, sem comprometer a sua qualidade e validade”.

As licenças Creative Commons (CC) estiveram em cima da mesa de debate e de trabalho ao longo dos 3 dias do evento, revelando-se extremamente úteis aos elementos da equipa do Técnico. “Referenciar um trabalho que não é nosso é, sem dúvida, um ato profissional, mas acima disso, é um ato justo”, frisa a coordenadora pedagógica dos MOOC Técnico.   “Todos beneficiaríamos mais se fizéssemos referência ao trabalho uns dos outros, isto porque estaríamos a construir comunidades de confiança, desalienadas do medo de partilhar livremente”, acrescenta. A partilha é, aliás,  uma pedra basilar do Projeto MOOC Técnico que “também investe os seus recursos, promovendo colaborações estratégicas com especialistas dispostos a partilhar o conhecimento científico que detêm, de forma a torná-lo acessível a quem dele mais pode beneficiar”, como refere Alexandra Gomes.

Disponibilizados online e de forma gratuita, os cursos MOOC Técnico são desenhados para oferecer a melhor formação online, com conteúdos credíveis, relevantes e atuais das áreas de Arquitetura, Engenharia, Ciências e Tecnologia. Criada em 2016, a plataforma tem vindo a crescer continuamente no número de inscritos e de cursos disponibilizados.