“Best-Poster” para projeto MOOC Técnico

A equipa dos MOOC Técnico marcou presença no V Congresso Internacional “TIC e Educação”, e arrecadou uma das distinções entregues.

A participação de uma parte substancial da equipa dos MOOC Técnico no V Congresso Internacional “TIC e Educação”, que decorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no início deste mês, tinha como objetivo central a divulgação e partilha dos resultados que o projeto tem alcançado. Tendo este intuito bem presente surgiu a ideia de apresentar dois posters, “onde procurámos partilhar a informação de forma clara, leve e agradável visualmente”, declara Alexandra Gomes, coordenadora pedagógica  da equipa. “Mas fizemo-lo porque acreditamos que é a melhor forma de transmitir informação e não com o objetivo de ganhar”, frisa de seguida.

A equipa avançou assim com a apresentação de dois posters – “MOOC Técnico: uma plataforma com (re)cursos abertos de qualidade” e “Flipped-Classroom com Cursos MOOC Técnico”. As apresentações debruçaram-se sobre os princípios gerais pelos quais a equipa se rege para produzir os cursos, com alguns números recolhidos e no caso do flipped-classroom  em duas experiências piloto com cursos MOOC Técnico. “Nesta última, apresentámos os resultados das experiências e o feedback dos envolvidos na prática, que foram muito positivos”, explica Alexandra Gomes. Foi também com esta apresentação que a equipa acabou por arrecadar a distinção de melhor poster do evento, distinguindo-se dos restantes 12 trabalhos apresentados.

Para arrecadar este prémio Alexandra Gomes considera que se revelou crucial “a imagem visual bem definida e que se distinguiu da lógica selecionada pelos restantes participantes. E o facto de o conteúdo apresentado ter sido bastante pertinente em relação ao teor da conferência, certamente também contribuiu para a distinção”. O Flipped-Classroom é uma estratégia de ensino e aprendizagem, que permite que a/o docente disponibilize conteúdos online antes das aulas teóricas, permitindo que as mesmas se tornem menos expositivas e mais interativas. Foi integrado em duas unidades curriculares (uc’s) do Instituto Superior Técnico (Álgebra Linear e Gestão de Energia), com recurso a cursos MOOC. “Na opinião dos docentes das uc’s, esta estratégia permite que os alunos alcancem um nível de conhecimento que não seria possível, caso entrassem em contacto com os conteúdos, pela primeira vez, nas aulas teóricas”, destaca a coordenadora pedagógica. “Já os alunos, confessam que o Flipped-Classroom é um excelente complemento às aulas teóricas e que, sendo um complemento, todas as disciplinas podem beneficiar disso”, acrescenta posteriormente.

Os cursos MOOC Técnico são cursos online e gratuitos desenhados para oferecer a melhor formação online, com conteúdos credíveis, relevantes e atuais das áreas de Arquitetura, Engenharia, Ciências e Tecnologia. Este prémio é para a equipa uma conquista que reflete “o esforço que colocamos todos os dias no projeto e motivam-nos a trabalhar para o nosso objetivo maior, que é o de produzir uma formação online de qualidade e acessível a todos”.