Museus do Técnico: duas exposições fora de portas

Os Museus do Instituto Superior Técnico estão a realizar fora de portas duas exposições em colaboração com outros museus e entidades.

• Exposição temporária “Arqueologia da Rua da Saudade. Um templo (?) romano na cidade.”.
    • Local: Museu de Lisboa – Teatro Romano
    • Datas: desde 16 de outubro até 28 de fevereiro de 2021.
    • Horário: em novembro e dezembro 2020, de terça a sexta-feira, das 11h às 17h, e ao fim de semana, e feriados, das 10h às 12h.
    • Participação gratuita, com inscrição obrigatória por
      e-mail para teatroromano@museudelisboa.pt ou telefone nº 215 818 530.
    • Sinopse:
      “Será que junto ao Teatro Romano de Lisboa existia um templo? Os resultados da intervenção arqueológica realizada em 2019 num edifício da Rua da Saudade permitem aos arqueólogos pensar que sim e até reconstituir a história do que poderá ter sido um templo romano na antiga cidade de Felicitas Iulia Olisipo, como se poderá ver na exposição.
      O trabalho de reconstituição começou com um negativo de um pavimento em lajes de pedra, impresso na argamassa e encontrado durante as escavações, que permite reconstruir o pavimento romano do templo, com uma composição muito complexa e feito com pedras provenientes de vários locais do império Itália, Turquia, Grécia e Egito.
      A mostra ilustra como a partir de cerâmicas, ossos, pedrinhas, argamassas e areias recolhidas durante uma intervenção, a arqueologia consegue contribuir para o conhecimento da história da cidade.” (Museu de Lisboa).
  • Exposição “Planta Pedra”, que evoca a obra de Ernest Fleury, foi a inspiração para a dupla Catarina Marto e Raquel Pedro que realizou uma residência artística nos Museus de Geociências do Técnico, durante aproximadamente um ano, ao ritmo de um encontro por semana.
    • Local/horário: Sociedade Nacional de Belas-Artes – Galeria de Arte Moderna.
    • Datas: desde 24 de novembro até 30 dezembro de 2020.
    • Sinopse:
      “Foi a partir deste contexto museológico, onde se encontram como suspensas diversas problemáticas, algumas no centro de questões actuais ligadas ao Antropoceno, ao pós-colonial e à crise ambiental, que as autoras criaram um conjunto de obras polimorfas (colagem, desenho, pintura, vídeo). Estas dialogam com as diversas colecções, entre as quais a de paleo-botânica (da era do Carbónico) que despoletou o eixo de livre criação “Planta Pedra”.
      A exposição integra um texto de Michael Marder e tem curadoria de Vanessa Badagliacca.” (Institut français du Portugal).