No dia 15 de julho de 2025, foi atribuído o Naoris Protocol Award, que reconheceu a ‘Melhor Dissertação’ na área da Cibersegurança referente ao ano letivo 2022/2023. Miguel Monteiro, antigo estudante da licenciatura e do mestrado em Engenharia Informática e de Computadores do Técnico, destacou-se entre as 11 candidaturas recebidas, tendo recebido um prémio monetário no valor de 1800 euros pelo trabalho desenvolvido e pela relevância prática da sua investigação.
Miguel Monteiro agradeceu os “fantásticos cinco anos no Técnico”, referindo que “foi na Escola que se formou como pessoa e como engenheiro”. Explicou que procurou que a sua dissertação tivesse um impacto real e deixasse uma marca além do trabalho académico.
O prémio distingue um estudante cujo dissertação se foca na área da cibersegurança, abrangendo cursos promovidos por três departamentos do Técnico: o Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores (DEEC), o Departamento de Engenharia Informática (DEI) e o Departamento de Matemática (DM). A seleção do vencedor foi realizada por um júri composto pelos professores do Técnico Carlos Caleiro, Carlos Ribeiro e Pedro Adão.
Durante o evento, Pedro Amaral, Vice-Presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo do Técnico, destacou a importância estratégica da cibersegurança, considerando-a um dos pilares fundamentais na proteção dos domínios “espacial, aéreo, terrestre e cibernético” e associando o seu reforço ao “desafio da defesa e da paz mundial”. O professor referiu ainda que “é muito difícil distinguir apenas um projeto no Técnico, tal é a quantidade de talento presente”, e sublinhou o papel central das faculdades na formação de talento para a área da cibersegurança”.
Em representação da Naoris,João Ferreira dos Santos, Head of Compliance, salientou o envolvimento direto dos docentes na criação e concretização deste prémio, apontando o exemplo da ligação estreita entre academia e setor empresarial nos Estados Unidos como fonte de inspiração. “Foi esse modelo que nos motivou a criar esta ponte entre inovação acadêmica e aplicabilidade prática”, destacou. Reforçou também o compromisso da Naoris em continuar a apoiar a academia, numa fase em que a empresa “segue o seu percurso de startup para scaleup”. E deixou um aviso importante, lembrando que “a cibersegurança é daquelas áreas de que só se lembram quando corre mal” e reforçando que “é importante não ficar estanques com o conhecimento que têm, uma vez que é uma área em constante movimento.”
Além do prémio, foi entregue um donativo no valor de 1200 euros ao Departamento de Engenharia Informática do Técnico. Daniel Gonçalves, Vice-Presidente do Departamento, agradeceu à empresa o apoio, salientando a importância da área da cibersegurança. “Temos de premiar e aproveitar a nossa massa crítica que é cada vez maior”, destacou.
Fotogaleria.