Aluno do Técnico vence Prémio Portugal Air Summit 2019

Nuno Guerreiro conquistou o primeiro lugar com o projeto “Técnicas de Controlo Incremental de Aeronaves”, desenvolvido no âmbito da sua dissertação de mestrado.

O trabalho que Nuno Guerreiro, aluno de Engenharia Mecânica, desenvolveu no âmbito da sua dissertação de mestrado valeu-lhe o primeiro lugar no pódio do Prémio Portugal Air Summit 2019, com um valor monetário associado de 2500 euros.  O galardão foi entregue no dia 1 de junho, no decorrer de mais uma edição da maior cimeira aeronáutica da Europa, que abordou a temática “Powering Human Capital”.

O incentivo que motivou a participação de Nuno Guerreiro partiu da orientadora da sua tese, a professora Alexandra Moutinho, identificando o potencial presente no projeto “Técnicas de Controlo Incremental de Aeronaves” e que acabaria por ser comprovado com esta distinção. “A ideia [do projeto] é a de controlar sistemas complexos, como aeronaves, substituindo grande parte da dependência na dinâmica destes sistemas por medições relevantes”, explica o aluno do Técnico. “Este tipo de abordagem é particularmente importante para controlo de voo, uma vez que a dinâmica destes sistemas é bastante dependente de coeficientes aerodinâmicos que, não são só dispendiosos de obter, como também introduzem incertezas no controlo uma vez que não são absolutamente exatos”, assinala de seguida.

Questionado sobre o que terá destacado o seu trabalho dos restantes a concurso, Nuno Guerreiro destaca duas caraterísticas inerentes ao mesmo: o carácter inovador e a ligação à sustentabilidade. “Primeiramente, é um projeto que é inovador, uma vez que estas técnicas de controlo são relativamente recentes e têm atraído a comunidade científica na área. No que diz respeito à implementação destas técnicas, já foram realizados testes de voo com sucesso por alunos da TU Delft e TU München, pelo que agora têm sido feitos esforços no sentido de construir uma base teórica mais forte em redor desta técnica de controlo, e o meu projeto incidiu, em parte, nesse desenvolvimento teórico”, reitera o galardoado. “Segundamente, é um projeto que prima pela sustentabilidade, uma vez que ao atenuar grande parte da dependência na dinâmica da aeronave, o tempo e dinheiro que são despendidos atualmente em obter um modelo muito fidedigno da mesma são mitigados”, justifica de seguida.

Ainda que ciente do valor do seu trabalho, o aluno de Engenharia Mecânica não imaginava conseguir arrecadar o primeiro lugar do concurso, “pelo menos até ao dia do pitch”, como confessa.  “Sempre acreditei no potencial do projeto, assim como a professora Alexandra, mas foi o apoio dos meus amigos que se dirigiram até o evento comigo que me fez acreditar ainda mais”, declara. “Este também é um prémio deles”, assinala ainda Nuno Guerreiro.

Satisfeito e orgulhoso por arrecadar o prestigiado lugar do pódio, o aluno do Técnico salienta que é “sempre muito bom ter o nosso trabalho reconhecido”. “Nesse sentido, este prémio, mais do que o prémio financeiro, atribui um voto de confiança no trabalho, e motiva-me para chegar mais longe na investigação”, destaca. É essa vontade de chegar mais longe e de aprender que o faz ser categórico quando questionado sobre o futuro: “sei que quero continuar a aprender e a estudar sistemas de controlo não linear, tanto do ponto de vista teórico, como do ponto de vista prático, uma vez que é nesta área que eu encontrei uma forma de aliar aquela que é a minha paixão pela matemática com o desenvolvimento e aplicação de leis de controlo para sistemas complexos como o avião”.

Esta foi a primeira edição do Prémio Portugal Air Summit 2019 cujo principal objetivo é “reconhecer projetos que se destaquem por uma intervenção particularmente relevante e inovadora na área da ciência e/ou cultura aeroespacial”,  encurtando distâncias com a Academia e os jovens.