Novo ano letivo arranca com mudanças

O novo ano letivo arranca com mudanças ao nível das aulas e do acesso aos campi.

A pandemia que este ano vivemos obriga a repensar o normal funcionamento das instituições por forma a proteger as pessoas e assegurar o mesmo nível de serviços prestados. Neste sentido, o Instituto Superior Técnico (Técnico/IST) elaborou um plano para o arranque do novo ano letivo que permite, com os mínimos constrangimentos possíveis, a atividade escolar e de investigação.

Para a elaboração deste plano foi constituída uma comissão coordenada pelos professores Joaquim Sampaio Cabral e José Santos-Victor e com a participação de todos os presidentes de departamento.

Em relação ao funcionamento das aulas teóricas as mesmas funcionarão por omissão à distância, sem prejuízo de que a aula seja emitida a partir da sala de aula com a presença de alunos, dentro dos limites de ocupação indicados para cada sala. Já as aulas práticas e teórico-práticas funcionarão por omissão em regime presencial misto, em que os alunos deverão ser organizados em turnos para frequentar presencialmente as aulas de duas em duas semanas, salvo situações excecionais, atendendo aos limites de ocupação indicados para cada sala. As aulas terão de ser asseguradas à distância para os alunos que não estão presencialmente. Ao nível das aulas de laboratório, funcionarão por omissão em regime presencial misto, em que os alunos deverão ser organizados em turnos para frequentar presencialmente as aulas de duas em duas semanas, salvo situações excecionais, atendendo aos limites de ocupação indicados para cada sala. Estando os alunos organizados em grupos, os turnos deverão ter pelo menos um representante de cada grupo, devendo o grupo colaborar durante a aula através de uma das várias plataformas disponíveis.

Em termos de avaliação por testes fora do período de aulas e/ou exames será realizada por omissão presencialmente. Toda a restante avaliação será feita de acordo com o definido pelo responsável da unidade curricular (UC).

Acesso físico aos vários campi do Técnico será também diferente

Cumprindo as diretivas da Tutela e da Direção-Geral da Saúde a ocupação das salas de aulas será vigiada e controlada periodicamente pelos serviços do Técnico, sendo as mesmas limpas e desinfetadas duas vezes ao longo do dia.

Como acontece com os restantes espaços físicos da administração pública e dos espaços comerciais, a circulação nos campi estará devidamente assinalada e existirão dispensadores de gel desinfetante à entrada das salas sendo, também aqui, obrigatório o uso de máscara de proteção respiratória em todos os espaços dos campi do Técnico.

Testagem frequente e App de monitorização

A aposta no controlo da pandemia na população do Técnico levou a Escola a criar um programa de testagem frequente e de monitorização do COVID-19 alargado a toda a comunidade durante todo o ano letivo, em colaboração com os serviços da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Finalmente, o controlo da pandemia passará ainda por um pilar tecnológico tendo para o efeito sido criada uma aplicação gratuita, disponível a toda a comunidade TécnicoIST Go. Esta aplicação permitirá ao utilizador monitorizar em tempo real os seus percursos no campus, o número de contactos de proximidade, e a densidade de ocupação em determinadas áreas (mais informações sobre esta App serão dadas em breve).

Apesar das adversidades a direção do Técnico está confiante numa retoma, tão normal quanto possível, à vida académica e à investigação de excelência feita no Instituto. Segundo o Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, “o desafio é grande, e teremos de ter capacidade para nos adaptar rapidamente não só ao arranque do ano letivo como a quaisquer a circunstâncias novas que venham no atual contexto pandémico que atravessamos. Já demonstrámos que somos capazes de o fazer. Tenho a certeza, de que continuaremos a demonstrar que somos capazes de o fazer”.