Novo equipamento aumenta “experiência prática” de estudantes de Engenharia Biomédica do Técnico

Novo sistema para obtenção de imagem por ressonância magnética permitirá aquisição de dados e reconstrução de imagens fora do ambiente clínico.

Os estudantes de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico terão, a partir de agora, a oportunidade de reforçar a obtenção de conhecimentos práticos durante as aulas, graças à compra de um sistema de imagiologia por ressonância magnética (MRI, na sigla inglesa) de bancada a ser usado em ambiente escolar.

Até à data, o ensino de técnicas de MRI passava pela exposição da teoria, a realização de simulações computacionais e, complementarmente, visitas hospitalares para testemunho de um sistema clínico em funcionamento. Segundo Rita Nunes, professora do Instituto Superior Técnico na área da Engenharia Biomédica, “o equipamento permitirá aos alunos obter experiência prática, permitindo a sua programação para alterar a forma como os dados são adquiridos, e a reconstrução de imagens a partir desses mesmos dados”. Nesse sentido, “permitirá obter um conhecimento prático que, de outra forma, não seria possível, uma vez que não seria viável interagirem com um sistema clínico da mesma forma” na ausência deste dispositivo.

O sistema é equipado com um magneto resistivo de 0,34 tesla e pode ser utilizado para obter imagens de objetos com até 15 milímetros de largura, sendo controlado por meio de um portátil ou tablet através do software ‘Jupyter Notebooks’. Será utilizado no contexto dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Biomédica, em particular nas unidades curriculares de Introdução à Bioengenharia, Imagiologia Médica, Neuroimagiologia e Técnicas Avançadas de Imagiologia.