“É uma oportunidade para termos a experiência prática que falta nas aulas”

Durante dois dias, os participantes do HILTI Engineering Challenge foram desafiados a testar e a aplicar as suas competências e conhecimentos num caso prático, e a pôr à prova as suas soluções.

Decorreu, na semana passada, a 1.ª edição do HILTI Engineering Challenge – uma iniciativa promovida pela HILTI Portugal que tem por objetivo o dimensionamento e montagem de uma solução estrutural mista (conjugação de uma estrutura de betão com uma de aço, através de ancoragens químicas e mecânicas).

Durante dois dias, os participantes foram desafiados a testar e a aplicar as suas competências e conhecimentos num caso prático, e a pôr à prova as suas soluções com testes de resistência em ambiente de laboratório. Ao mesmo tempo, toda a comunidade escolar teve a oportunidade de participar em concursos do Roadshow organizado pela empresa – testes de arranque e testes de rapidez, montados no Jardim do Pavilhão Norte.

André Henriques e Sara Carneiro Góis foram dois dos participantes no concurso. Para os estudantes de Engenharia Civil, esta experiência complementou a formação teórica que recebem nas aulas. “É uma oportunidade para termos a experiência prática que falta nas aulas”, afirma Sara Carneiro Góis. O colega acrescenta que esta é uma das poucas oportunidades que os alunos têm de ver como as “contas” que fazem “funcionam na realidade”.

O HILTI Engineering Challenge foi criado em 2015 e, este ano, chegou pela primeira vez ao Técnico. Cristina Valente, dos Recursos Humanos da HILTI Portugal, diz que esta iniciativa “aproxima o mundo académico do mundo de trabalho”, dando também a conhecer a empresa e as oportunidades profissionais que apresenta.

No final do segundo dia foi conhecido o grupo vencedor do desafio: Hilteligents (João Agostinho, Pedro Pereira, Daniel Trindade e Gonçalo Gomes) apresentaram a solução mais forte nos testes de resistência e, como vencedores, estão automaticamente selecionados para realizar uma entrevista do processo de recrutamento para a HILTI.

Este concurso foi promovido pela HILTI Portugal com o apoio dos docentes da unidade curricular de Dinâmica de Estruturas e Engenharia Sísmica (professores Rita Bento e Mário Lopes) e do LERM – Laboratório de Estruturas e de Resistência de Materiais.