Número de Boas Práticas do Técnico continua a crescer

No total, e ao longo dos quatros anos de existência do ObservIST já foram reconhecidos 42 projetos nas várias áreas temáticas definidas.

Dezassete boas práticas, inseridas em sete áreas temáticas,  que refletem muita vontade de inovar foram distinguidas no 3.º encontro do ObservIST, esta terça-feira, 25 de junho. O evento permitiu a disseminação das ideias, das dinâmicas que as compõem e da vontade de inovar por detrás das mesmas, promovendo e reconhecendo o seu valor perante a comunidade do Técnico. A sala cheia demonstrou não só a crescente dimensão da iniciativa, mas também a vontade geral de aplaudir estas boas práticas.

O presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, fez questão de marcar presença na sessão para enaltecer o valor subjacente a esta iniciativa. “O Técnico tem-se caraterizado nos últimos anos pelo esforço para melhorar uma série de áreas e procedimentos”, começou por frisar. Apontando o ObservIST como “um bom exemplo de como devemos e podemos sempre tentar melhorar a escola”, o professor Arlindo Oliveira agradecia a todas as equipas envolvidas nos projetos distinguidos. Fazendo referência ao modelo de organização ágil que se quer para as instituições modernas, o presidente do Técnico sublinhava que “algumas das boas práticas aqui distinguidas vão um bocadinho no sentido deste modelo, resolvendo alguns problemas de maneira muito mais eficaz do que se fosse a instituição em si a fazê-lo”. “Acho que é muito importante irmos nessa direção, porque penso que o Técnico tem obrigação de juntar à qualidade dos seus procedimentos, estas componentes mais ágeis”, partilhava ainda o presidente do Técnico.

Também a intervenção do professor Luís Castro, vice-presidente do Técnico para a Gestão Financeira, foi pautada por largos elogios ao ObservIST e às boas práticas distinguidas. “É bom que tenhamos um fórum onde possamos divulgar estas práticas, reconhecer quem as promove, e para que quem vê de fora conheça o trabalho que as nossas equipas vão fazendo”, apontava ainda.  Demonstrando a sua satisfação ao percecionar que “ano após ano esta iniciativa ganha cada vez mais força”, o vice-presidente agradecia também o contributo de todos os envolvidos nesta iniciativa. A relevância do ObservIST haveria de ser também frisada pelos restantes elementos que formaram o painel inaugural: as professoras Fátima Montemor, vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos e também presidente do Conselho para a Gestão da Qualidade, Raquel Aires de Barros, presidente do Conselho Pedagógico, e o professor Manuel João da Costa, pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica da Universidade do Minho. “É bom estar de fora e ver o trabalho que o Técnico faz”, salientava o professor Manuel João da Costa.

A entrega dos certificados aos promotores das Boas Práticas ficou a cargo do presidente do Técnico. Distribuídas por sete áreas temáticas foram premiados projetos diversos e com provas dadas como: os “NAPE Skills Factory”, o “Observatório de Rankings do IST”, o “CEris Open Day” e o Prémio Maria Lourdes Pintasilgo. (lista integral de Boas Práticas)

Posteriormente, e de forma mais detalhada, foi possível conhecer cada uma das 17 Boas Práticas certificadas através das apresentações conduzidas pelas equipas. A essência, as melhorias alcançadas, o feedback de quem delas usufruiu, as perspetivas de futuro e o entusiasmo para continuar a aprimorá-las dominaram as várias intervenções. Isabel Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) conduziu a primeira apresentação, dando a conhecer a  proposta “De Bom a Excelente, um workshop de soft skills com história”, eleita como a “Boa Prática do Ano de 2019”. À medida que as várias intervenções se sucediam tornou-se notório não só o orgulho nas ideias desenvolvidas como também a vontade de não ficar por ali.