Quatro estudantes de Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico viram a sua bolsa de estudo, financiada pela Xpand IT, renovada a 30 de setembro, no Museu de Engenharia Civil, do campus Alameda.
Francisco Melo, Vice-Presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, frisou, na ocasião, que “estas bolsas são muito importantes porque permitem que os nossos estudantes persigam os seus sonhos” e que se concentrem “sem se preocuparem com os aspetos mais mundanos”. Apelou ainda a que “a gratidão [dos bolseiros] se traduza no apoio a outras causas”.
Foi precisamente sobre causas que Diogo Pinto, um dos estudantes contemplados com a bolsa Xpand IT, escolheu falar no momento de agradecer aos mecenas, ao fazer referência ao “voluntariado” que todos os bolseiros são obrigados a fazer e de como este lhes permite “dar de volta à sociedade” o apoio recebido. Além de Diogo Pinto, também os estudantes Bernardo Sousa, Francisco Heleno e Pedro Sousa renovaram a sua bolsa por mais um ano letivo.
António Leitão, coordenador da licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (campus Alameda), depois de parabenizar os estudantes, afirmou, em jeito de certeza, “o futuro é aquilo que quiserem fazer dele”. Não podendo comparecer no evento, Pedro Monteiro, coordenador do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, enviou o seu discurso, onde notou que iniciativas como esta são um “reforço do elo entre o meio académico e empresarial”.
Em representação da Xpand IT, empresa de consultoria membro da Comunidade IST Spin-Off, esteve Marta Alegria. A diretora de recursos humanos da consultora mostrou a sua satisfação com a diferença que este apoio faz na vida dos estudantes.
As bolsas integram-se no programa Xpand IT, Missão Aproximar – Educação, que teve início no ano de 2016, e surgiu como um dos pilares do programa de responsabilidade social organizado pela empresa. O principal objetivo passa por apoiar estudantes de Engenharia Informática e de Computadores com mérito académico e cuja situação social mereça este apoio, permitindo assim aos alunos uma maior estabilidade financeira no decorrer do seu percurso escolar.
A Bolsa de estudo Xpand it é uma das mais de 20 apoiadas por mecenas para ajudar estudantes de licenciatura e mestrado dos vários cursos do Técnico.