O trabalho do grupo Gender Balance@ Técnico no caminho pela Igualdade

No dia em que se assinala o Dia Municipal para a Igualdade, lembramos o impacto deste projeto, reconhecido pelo Observatório de Boas Práticas do Instituto Superior Técnico (ObservIST), na área de capital humano.

De norte a sul do país, em nome da Igualdade, estão a decorrer centenas de iniciativas, a maioria delas em formato online, para comemorar o Dia Municipal para a Igualdade, que se celebra este sábado, 24 de outubro. O Instituto Superior Técnico assinala a data lembrando o trabalho que tem sido feito pelo grupo Gender Balance@ Técnico para a promoção da inclusão em geral, e a cultura da igualdade de género em particular.

Tal como em edições passadas, o Dia Municipal para a Igualdade 2020 é uma iniciativa construída coletivamente e, que resulta da vontade das organizações da sociedade civil, do poder local e empresas, de celebrarem os valores da Igualdade, que conta com o apoio institucional da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

A professora Beatriz Silva e o professor Alexandre Bernardino, coordenadores do grupo Gender Balance@Técnico, partilham as mensagens que querem ver hoje relembradas:  “A igualdade de género é um direito humano, e a crescente participação feminina no mundo laboral é importante para a economia global”, declara a professora Beatriz Silva. “Equipas mais diversas são mais eficientes, mais criativas e mais inovadoras. A missão do grupo de Gender Balance do Técnico é atrair mais alunas para as áreas de CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e minimizar os entraves à progressão das mulheres nas carreiras do Técnico”, complementa o professor Alexandre Bernardino.

Reconhecido pelo Observatório de Boas Práticas do Instituto Superior Técnico (ObservIST), na área de capital humano, o trabalho deste grupo é sumariamente apresentado neste vídeo, produzido especificamente para divulgação no 4.º Encontro do ObservIST. O evento foi cancelado devido à situação atual da pandemia COVID-19, mas as  20 Boas Práticas distinguidas podem ser conhecidas na página do observatório.

A professora Beatriz Silva acredita que este reconhecimento dará ao grupo de trabalho “visibilidade dentro da comunidade do Técnico” e assume-se como “uma motivação para continuarmos o nosso percurso”. “Apesar da quantidade de atividades já efetuadas o grupo tem apenas 4 anos e ainda há muito trabalho a fazer para sensibilizar toda a comunidade do Técnico para importância do tema”, realça o professor Alexandre Bernardino.