Os melhores alunos do país continuam a escolher o Técnico

Engenharia Aeroespacial e Engenharia Física Tecnológica foram os cursos com a nota do último colocado mais elevada a nível nacional.

Abre-se o documento com as notas das colocações no ensino superior. Seleciona-se a coluna da nota do último colocado, ordenando-se a mesma do maior para o mais pequeno. Em segundos surgem numerados os cursos que fixaram as notas de entrada mais altas, e mais uma vez o Técnico volta a encabeçar a lista. Engenharia Aeroespacial e Engenharia Física Tecnológica integram o pódio das mais altas classificações dos últimos colocados a nível nacional na 1.ª fase de Acesso ao Ensino Superior, ocupando respetivamente o 1.º e 2.º lugar do top-3. De acordo com os dados divulgados este domingo pela Direção Geral de Ensino Superior (DGES), o curso Engenharia Aeroespacial fixa a sua nota mínima de entrada em 18.95 valores (em 20) e Engenharia Física Tecnológica em 18.88 (em 20 valores).

O nome do Técnico continua presente à medida que se avança na listagem com mais dois cursos da escola a integrar o Top-10 nacional: Matemática Aplicada e Computação (18.38) e Engenharia Biomédica (18.15).

O terceiro lugar desta listagem pertence ao curso de Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, cujo último colocado apresentou uma nota de 18.65. Segue-se outra engenharia também da Universidade do Porto: Engenharia e Gestão Industrial fixa a sua nota mínima de seriação em 18.65. Os cursos de Medicina voltam este ano ao top-5 com o curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto a registar a média de 18.50 valores.

As notas dos últimos colocados nos restantes cursos do Instituto Superior Técnico foram:

• Engenharia Informática e de Computadores (Alameda) – 17.20
  • Arquitetura – 15.50
  • Engenharia Biológica – 16.95
  • Engenharia Civil – 12.73
  • Engenharia de Materiais- 16.03
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – 15.80
  • Engenharia Mecânica – 17.33
  • Engenharia Química – 16.10
  • Engenharia do Ambiente – 15.53
  • Engenharia Geológica e de Minas – 13.13
  • Engenharia Naval e Oceânica – 16.05
  • Engenharia de Telecomunicações e Informática – 14.00
  • Engenharia e Gestão Industrial – 16.40
  • Engenharia Informática e de Computadores (Taguspark) – 16.35
  • Engenharia Eletrónica – 14.40

No total 1474 alunos foram colocados na Escola, tendo 59% entrado na sua 1.ª opção. Todas as vagas disponíveis foram preenchidas nesta primeira fase.