Engenharias do Técnico mantêm-se no topo das preferências dos melhores alunos

Engenharia Aeroespacial e Engenharia Física Tecnológica voltam a encabeçar a lista dos cursos que fixam as notas de entrada mais altas.

Os dias de espera terminaram para os milhares de candidatos ao Ensino Superior. Divulgados este domingo, os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) não trazem grandes surpresas e as engenharias do Técnico voltam a liderar a tabela dos cursos que fixam as notas de entrada mais altas. Neste que é um ano atípico, há, no entanto, uma peculiaridade nestes resultados com o primeiro lugar da listagem a ser partilhado por três engenharias. Os cursos de Engenharia Aeroespacial e de Engenharia Física Tecnológica fixam ambos a média de entrada em 19.13 valores, registando-se um “empate técnico” entre os dois cursos do Técnico a que se junta o curso de Engenharia e Gestão Industrial, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto(FEUP), cuja nota mínima de seriação foi também de 19.13 (em 20 valores).

Os cursos de Matemática Aplicada e Computação (18.83) e de Engenharia Biomédica (18.58) voltam a integrar o top-10 nacional dos cursos com a nota mínima de seriação mais elevada, ambos batendo o registo extraordinário do ano anterior.

O Técnico continua a ser a escolha dos melhores alunos como o refletem os resultados do CNAES. Seis dos estudantes colocados na escola candidataram-se com a nota máxima de acesso, 20 valores (nota de seriação, média do secundário e provas de ingresso), uma média exemplar que lhes valeu entrada direta nos cursos de Engenharia Física Tecnológica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Informática e de Computadores na Alameda e Engenharia Biomédica.

No geral, e acompanhando o aumento registado na média dos exames nacionais, os cursos da escola subiram a sua nota mínima de seriação. Há mesmo 6 cursos da escola onde não se pode entrar com menos de 18 valores.

As notas dos últimos colocados nos restantes cursos do Instituto Superior Técnico foram:

• Engenharia Informática e de Computadores (Alameda) – 18.35
  • Arquitetura – 17.05
  • Engenharia Biológica – 17.80
  • Engenharia Civil – 13.55
  • Engenharia de Materiais- 16.73
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – 16.45
  • Engenharia Mecânica – 18.10
  • Engenharia Química – 17.03
  • Engenharia do Ambiente – 16.13
  • Engenharia Geológica e de Minas – 12.88
  • Engenharia Naval e Oceânica – 17.03
  • Engenharia de Telecomunicações e Informática – 15.40
  • Engenharia e Gestão Industrial – 17.73
  • Engenharia Informática e de Computadores (Taguspark) – 17.70
  • Engenharia Eletrónica – 15.65

O Técnico termina esta 1.ª fase do CNAES com todas as vagas ocupadas. No total, a Escola irá receber 1663 novos alunos, dos quais 59% conseguiram entrar na sua primeira opção.